Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26479
Tipo: Monografia
Título: Marcas e embalagens eco-friendly: a comunicação alianda ao design no desenvolvimento de projetos sustentáveis
Autor(es): Gonçalves, Larissa da Silva
Orientador: Oliveira, Danusa Almeida de
Data de Publicação: 2020
Palavras-chave: MARCAS
EMBALAGENS
SUSTENTABILIDADE
POSICIONAMENTO
DESIGN
BRANDS
PACKAGING
SUSTAINABILITY
STANCE
DESIGN
Resumo: Este estudo tem o objetivo de compreender o papel da comunicação junto ao design quanto ao desenvolvimento de embalagens sustentáveis e marcas consideradas eco-friendly. Portanto, são levantadas considerações com relação aos impactos que o descarte de lixo gera ao meio ambiente e como as marcas e as embalagens tornam-se, também, responsáveis pela poluição ambiental. São apontadas novas tendências de consumo, e como elas estão incitando novos comportamentos em prol da sustentabilidade, modificando a forma como as marcas apresentam-se ao mercado. São abordados conceitos ligados a esse universo, como os conceitos de design sustentável, ecodesign e design social. E a partir das considerações de renomados autores, como Martins, Tavares, dentre outros; o trabalho revela alternativas quanto a sustentabilidade, e pondera sobre o comportamento das marcas, incluindo questões como o posicionamento, identidade e imagens das marcas. Esse estudo tem como base a análise de duas marcas: Memphis e Campo Largo. Assim, utilizando-se das considerações trazidas no decorrer do estudo, dos sites das marcas, e ainda de uma entrevista com uma profissional da área criativa; é feita uma análise de conteúdo após a comparação do posicionamento das marcas e de suas embalagens, revelando aspectos quanto às suas formas de comunicação, produção e produto. Assim, percebe-se que ambas as marcas preocupam-se com o meio ambiente e, por trazerem isso, tanto em suas comunicações quanto em suas embalagens, nota-se que as empresas atuam de modo integrado e refletem isso aos consumidores. Também fica claro os desafios de uma empresa ao se posicionar como eco-friendly e de desenvolver embalagens e produtos que também dialogam com essa proposta.
Este estudo tem o objetivo de compreender o papel da comunicação junto ao design quanto ao desenvolvimento de embalagens sustentáveis e marcas consideradas eco-friendly. Portanto, são levantadas considerações com relação aos impactos que o descarte de lixo gera ao meio ambiente e como as marcas e as embalagens tornam-se, também, responsáveis pela poluição ambiental. São apontadas novas tendências de consumo, e como elas estão incitando novos comportamentos em prol da sustentabilidade, modificando a forma como as marcas apresentam-se ao mercado. São abordados conceitos ligados a esse universo, como os conceitos de design sustentável, ecodesign e design social. E a partir das considerações de renomados autores, como Martins, Tavares, dentre outros; o trabalho revela alternativas quanto a sustentabilidade, e pondera sobre o comportamento das marcas, incluindo questões como o posicionamento, identidade e imagens das marcas. Esse estudo tem como base a análise de duas marcas: Memphis e Campo Largo. Assim, utilizando-se das considerações trazidas no decorrer do estudo, dos sites das marcas, e ainda de uma entrevista com uma profissional da área criativa; é feita uma análise de conteúdo após a comparação do posicionamento das marcas e de suas embalagens, revelando aspectos quanto às suas formas de comunicação, produção e produto. Assim, percebe-se que ambas as marcas preocupam-se com o meio ambiente e, por trazerem isso, tanto em suas comunicações quanto em suas embalagens, nota-se que as empresas atuam de modo integrado e refletem isso aos consumidores. Também fica claro os desafios de uma empresa ao se posicionar como eco-friendly e de desenvolver embalagens e produtos que também dialogam com essa proposta.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26479
Aparece nas Coleções:TCC Publicidade e Propaganda

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_1_LARISSA_DA_SILVA_GONÇALVES_TCC.pdfTexto completo2,67 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.