Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26479
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Danusa Almeida de-
dc.contributor.authorGonçalves, Larissa da Silva-
dc.date.accessioned2024-08-07T12:03:38Z-
dc.date.available2024-08-07T12:03:38Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26479-
dc.description.abstractEste estudo tem o objetivo de compreender o papel da comunicação junto ao design quanto ao desenvolvimento de embalagens sustentáveis e marcas consideradas eco-friendly. Portanto, são levantadas considerações com relação aos impactos que o descarte de lixo gera ao meio ambiente e como as marcas e as embalagens tornam-se, também, responsáveis pela poluição ambiental. São apontadas novas tendências de consumo, e como elas estão incitando novos comportamentos em prol da sustentabilidade, modificando a forma como as marcas apresentam-se ao mercado. São abordados conceitos ligados a esse universo, como os conceitos de design sustentável, ecodesign e design social. E a partir das considerações de renomados autores, como Martins, Tavares, dentre outros; o trabalho revela alternativas quanto a sustentabilidade, e pondera sobre o comportamento das marcas, incluindo questões como o posicionamento, identidade e imagens das marcas. Esse estudo tem como base a análise de duas marcas: Memphis e Campo Largo. Assim, utilizando-se das considerações trazidas no decorrer do estudo, dos sites das marcas, e ainda de uma entrevista com uma profissional da área criativa; é feita uma análise de conteúdo após a comparação do posicionamento das marcas e de suas embalagens, revelando aspectos quanto às suas formas de comunicação, produção e produto. Assim, percebe-se que ambas as marcas preocupam-se com o meio ambiente e, por trazerem isso, tanto em suas comunicações quanto em suas embalagens, nota-se que as empresas atuam de modo integrado e refletem isso aos consumidores. Também fica claro os desafios de uma empresa ao se posicionar como eco-friendly e de desenvolver embalagens e produtos que também dialogam com essa proposta.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem o objetivo de compreender o papel da comunicação junto ao design quanto ao desenvolvimento de embalagens sustentáveis e marcas consideradas eco-friendly. Portanto, são levantadas considerações com relação aos impactos que o descarte de lixo gera ao meio ambiente e como as marcas e as embalagens tornam-se, também, responsáveis pela poluição ambiental. São apontadas novas tendências de consumo, e como elas estão incitando novos comportamentos em prol da sustentabilidade, modificando a forma como as marcas apresentam-se ao mercado. São abordados conceitos ligados a esse universo, como os conceitos de design sustentável, ecodesign e design social. E a partir das considerações de renomados autores, como Martins, Tavares, dentre outros; o trabalho revela alternativas quanto a sustentabilidade, e pondera sobre o comportamento das marcas, incluindo questões como o posicionamento, identidade e imagens das marcas. Esse estudo tem como base a análise de duas marcas: Memphis e Campo Largo. Assim, utilizando-se das considerações trazidas no decorrer do estudo, dos sites das marcas, e ainda de uma entrevista com uma profissional da área criativa; é feita uma análise de conteúdo após a comparação do posicionamento das marcas e de suas embalagens, revelando aspectos quanto às suas formas de comunicação, produção e produto. Assim, percebe-se que ambas as marcas preocupam-se com o meio ambiente e, por trazerem isso, tanto em suas comunicações quanto em suas embalagens, nota-se que as empresas atuam de modo integrado e refletem isso aos consumidores. Também fica claro os desafios de uma empresa ao se posicionar como eco-friendly e de desenvolver embalagens e produtos que também dialogam com essa proposta.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMARCASpt_BR
dc.subjectEMBALAGENSpt_BR
dc.subjectSUSTENTABILIDADEpt_BR
dc.subjectPOSICIONAMENTOpt_BR
dc.subjectDESIGNpt_BR
dc.subjectBRANDSen_US
dc.subjectPACKAGINGen_US
dc.subjectSUSTAINABILITYen_US
dc.subjectSTANCEen_US
dc.subjectDESIGNen_US
dc.titleMarcas e embalagens eco-friendly: a comunicação alianda ao design no desenvolvimento de projetos sustentáveispt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2020/1-
dc.degree.graduationPublicidade e Propaganda-
Aparece nas Coleções:TCC Publicidade e Propaganda

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_1_LARISSA_DA_SILVA_GONÇALVES_TCC.pdfTexto completo2,67 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.