Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26479
Type: Monografia
Title: Marcas e embalagens eco-friendly: a comunicação alianda ao design no desenvolvimento de projetos sustentáveis
Author(s): Gonçalves, Larissa da Silva
Advisor: Oliveira, Danusa Almeida de
Issue Date: 2020
Keywords: MARCAS
EMBALAGENS
SUSTENTABILIDADE
POSICIONAMENTO
DESIGN
BRANDS
PACKAGING
SUSTAINABILITY
STANCE
DESIGN
Abstract: Este estudo tem o objetivo de compreender o papel da comunicação junto ao design quanto ao desenvolvimento de embalagens sustentáveis e marcas consideradas eco-friendly. Portanto, são levantadas considerações com relação aos impactos que o descarte de lixo gera ao meio ambiente e como as marcas e as embalagens tornam-se, também, responsáveis pela poluição ambiental. São apontadas novas tendências de consumo, e como elas estão incitando novos comportamentos em prol da sustentabilidade, modificando a forma como as marcas apresentam-se ao mercado. São abordados conceitos ligados a esse universo, como os conceitos de design sustentável, ecodesign e design social. E a partir das considerações de renomados autores, como Martins, Tavares, dentre outros; o trabalho revela alternativas quanto a sustentabilidade, e pondera sobre o comportamento das marcas, incluindo questões como o posicionamento, identidade e imagens das marcas. Esse estudo tem como base a análise de duas marcas: Memphis e Campo Largo. Assim, utilizando-se das considerações trazidas no decorrer do estudo, dos sites das marcas, e ainda de uma entrevista com uma profissional da área criativa; é feita uma análise de conteúdo após a comparação do posicionamento das marcas e de suas embalagens, revelando aspectos quanto às suas formas de comunicação, produção e produto. Assim, percebe-se que ambas as marcas preocupam-se com o meio ambiente e, por trazerem isso, tanto em suas comunicações quanto em suas embalagens, nota-se que as empresas atuam de modo integrado e refletem isso aos consumidores. Também fica claro os desafios de uma empresa ao se posicionar como eco-friendly e de desenvolver embalagens e produtos que também dialogam com essa proposta.
Este estudo tem o objetivo de compreender o papel da comunicação junto ao design quanto ao desenvolvimento de embalagens sustentáveis e marcas consideradas eco-friendly. Portanto, são levantadas considerações com relação aos impactos que o descarte de lixo gera ao meio ambiente e como as marcas e as embalagens tornam-se, também, responsáveis pela poluição ambiental. São apontadas novas tendências de consumo, e como elas estão incitando novos comportamentos em prol da sustentabilidade, modificando a forma como as marcas apresentam-se ao mercado. São abordados conceitos ligados a esse universo, como os conceitos de design sustentável, ecodesign e design social. E a partir das considerações de renomados autores, como Martins, Tavares, dentre outros; o trabalho revela alternativas quanto a sustentabilidade, e pondera sobre o comportamento das marcas, incluindo questões como o posicionamento, identidade e imagens das marcas. Esse estudo tem como base a análise de duas marcas: Memphis e Campo Largo. Assim, utilizando-se das considerações trazidas no decorrer do estudo, dos sites das marcas, e ainda de uma entrevista com uma profissional da área criativa; é feita uma análise de conteúdo após a comparação do posicionamento das marcas e de suas embalagens, revelando aspectos quanto às suas formas de comunicação, produção e produto. Assim, percebe-se que ambas as marcas preocupam-se com o meio ambiente e, por trazerem isso, tanto em suas comunicações quanto em suas embalagens, nota-se que as empresas atuam de modo integrado e refletem isso aos consumidores. Também fica claro os desafios de uma empresa ao se posicionar como eco-friendly e de desenvolver embalagens e produtos que também dialogam com essa proposta.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26479
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