Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3049
Tipo: masterThesis
Título: Uma investigação acerca do uso educacional do ambiente second life no ensino de matemática
Autor(es): Cunha, Patricia Freire Vieira da
Orientador: Giraffa, Lucia Maria Martins
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2009
Palabras clave: EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
TECNOLOGIA DIGITAL
UNIVERSO VIRTUAL
Resumen: Este volume apresenta o resultado da pesquisa realizada envolvendo o ambiente Second Life como recurso para apoio ao processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Matemática. O objetivo ao investigar este ambiente é verificar possibilidades que ele possui para superar as limitações encontradas no ensino presencial tradicional no que concerne a determinados conteúdos de Matemática. De maneira exemplificar as possibilidades do SL como recurso educacional, para aulas de Matemática, foi desenvolvido um experimento em situação real de sala de aula numa disciplina do curso de Licenciatura em Matemática, por meio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. Os resultados, confirmando hipóteses da investigação, evidenciam que essa experimentação inovadora é viável para trabalhar alguns conteúdos de Matemática, interdisciplinarmente, sendo o professor de Matemática o projetista pedagógico da atividade.
This text presents the research involving the use of Second Life environment to support teaching and learning activities regarding Mathematics. Our goal was to investigate the possibilities of such environment to overcome the face-to-face traditional methodologies to teach Math contents. In order illustrate the possibilities of SL as educational resource for classes in mathematics, an experiment was carried out in the real situation of the classroom discipline of the course of a degree in mathematics, through a case study approach, with a qualitative, descriptive and interpretativa. The results, confirming the research hypotheses, experiments show that this innovative work is feasible for some content of mathematics, interdisciplinary, and the professor of mathematics teaching in the project activity.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3049
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000412989-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo4,29 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.