Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3049
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGiraffa, Lucia Maria Martinsen_US
dc.contributor.authorCunha, Patricia Freire Vieira daen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:14Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:14Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3049-
dc.description.abstractEste volume apresenta o resultado da pesquisa realizada envolvendo o ambiente Second Life como recurso para apoio ao processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Matemática. O objetivo ao investigar este ambiente é verificar possibilidades que ele possui para superar as limitações encontradas no ensino presencial tradicional no que concerne a determinados conteúdos de Matemática. De maneira exemplificar as possibilidades do SL como recurso educacional, para aulas de Matemática, foi desenvolvido um experimento em situação real de sala de aula numa disciplina do curso de Licenciatura em Matemática, por meio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. Os resultados, confirmando hipóteses da investigação, evidenciam que essa experimentação inovadora é viável para trabalhar alguns conteúdos de Matemática, interdisciplinarmente, sendo o professor de Matemática o projetista pedagógico da atividade.pt_BR
dc.description.abstractThis text presents the research involving the use of Second Life environment to support teaching and learning activities regarding Mathematics. Our goal was to investigate the possibilities of such environment to overcome the face-to-face traditional methodologies to teach Math contents. In order illustrate the possibilities of SL as educational resource for classes in mathematics, an experiment was carried out in the real situation of the classroom discipline of the course of a degree in mathematics, through a case study approach, with a qualitative, descriptive and interpretativa. The results, confirming the research hypotheses, experiments show that this innovative work is feasible for some content of mathematics, interdisciplinary, and the professor of mathematics teaching in the project activity.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO - MATEMÁTICApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO A DISTÂNCIApt_BR
dc.subjectINFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA DIGITALpt_BR
dc.subjectUNIVERSO VIRTUALpt_BR
dc.titleUma investigação acerca do uso educacional do ambiente second life no ensino de matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000412989-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo4,29 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.