Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26517
Tipo: Monografia
Título: Burning man: um estudo sobre a colaboração como forma de experiência
Autor(es): Feistel, Cleisiane
Orientador: Pagnussatt, Denise
Fecha de Publicación: 2020
Palabras clave: EVENTOS
EXPERIÊNCIA
COLABORAÇÃO
COCRIAÇÃO
BURNING MAN
EVENTS
EXPERIENCE
COLLABORATION
CO-CREATION
Resumen: O Burning Man é um evento que ocorre anualmente na Black Rock City, cidade temporária construída no deserto de Black Rock, em Nevada (EUA), pelos seus próprios participantes. O experimento coletivo, que teve início como uma pequena celebração entre amigos, tornou-se um movimento global que hoje reúne mais de 70 mil pessoas em uma única edição. Neste estudo, abordamos o tema da colaboração como forma de experiência, tendo como objetivos correlacionar o marketing sensorial e a criatividade na produção de eventos de experiência, refletir sobre os conceitos ligados à colaboração como cocriação de valor, crowdsourcing e comunidade de prática e, ainda, evidenciar práticas de cocriação colaborativa na organização do Burning Man. Para isso, utilizamos técnicas de pesquisa exploratória, como documental e bibliográfica, além de um estudo de campo a respeito do objeto de estudo. Concluímos, ao final, que os públicos estão cada vez mais em busca de experiências que os encante e atinjam suas expectativas e que, além disso, os envolvam não só como participantes, mas sim como cocriadores de tais atividades.
The Burning Man Festival is an event that occurs yearly in Black Rock City, a town which is temporarily built in the Black Rock Desert - NV (USA), by its own participants. The collective experiment has had its beginning as a small celebration among friends, and has evolved into a global movement, which currently gathers more than seventy thousand people in an only edition. This study in which addresses the topic of the collaboration as a mean of experience, and aims to correlate sensorial marketing and creativity in the production of experience events, and describes concepts related to the collaboration as valuable co-creation, crowdsourcing and the community of practice, and still, emphasizes the co-creation practices in the structuring of the Burning Man Festival. At its core, the study uses exploratory research as documentary and bibliographic techniques, at the same time as a field research regarding the object of the study. Finally, the study concludes that the public is always looking for experiences of delightfulness and meet their expectations, and, furthermore, involve them not as participants, but as co-creators of such activities.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26517
Aparece en las colecciones:TCC Relações Públicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2020_1_CLEISIANE_FEISTEL_TCC.pdfTexto completo1,95 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.