Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26489
Tipo: Monografia
Título: Comunicação organizacional e relacionamento com os públicos: aspectos constituintes do estudo Edelman Trust Barometer para a apreensão da confiança das pessoas nas organizações
Autor(es): Cruz, Jessica dos Santos
Orientador: Silva, Diego Wander da
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
RELAÇÕES PÚBLICAS
CONFIANÇA
EDELMAN
EDELMAN TRUST BAROMETER
ORGANIZATIONAL COMMUNICATION
PUBLIC RELATIONS
TRUST
Resumen: O presente trabalho se insere nas reflexões que envolvem comunicação organizacional e relacionamento com os públicos, especificamente sobre a confiança entre pessoas e organizações. Nossos objetivos são refletir sobre as dimensões da comunicação organizacional, as práticas de relacionamento com os públicos e acerca dos conceitos identidade, imagem e reputação; compreender a história da Edelman e do estudo Edelman Trust Barometer, a partir do entendimento de confiança; e, analisar os aspectos constituintes do questionário que integra a metodologia de coleta de dados do Edelman Trust Barometer – edição 2021. A pesquisa se configura como exploratória (GIL, 2019), a partir das técnicas bibliográfica e documental. Também estudamos as questões propostas pelo referido estudo, visando à apreensão de como os níveis de confiabilidade são revelados, o que ocorre via Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). As primeiras considerações indicam que a confiança, apesar de se configurar como uma abordagem conceitual incipiente no contexto nacional das relações públicas, está intimamente ligada à efetividade dos relacionamentos entre organizações e públicos. A partir da análise de conteúdo (AC), é possível identificar ações, atitudes e comportamentos com potência para elevar o nível de confiabilidade dos públicos em relação às instituições.
The present work is inserted in the reflections that involve organizational communication and relationship with the public, specifically about the trust between people and organizations. Our objectives are to reflect on the dimensions of organizational communication, the practices of relationship with the public and about the concepts of identity, image, and reputation; to understand the history of Edelman and the Edelman Trust Barometer study, from the understanding of trust; and, to analyze the constituent aspects of the questionnaire that integrates the methodology of data collection of the Edelman Trust Barometer - 2021 edition. The research is configured as exploratory (GIL, 2019), based on bibliographic and documental techniques. We also studied the questions proposed by the mentioned study, aiming at the apprehension of how the levels of trustworthiness are revealed, which occurs via Content Analysis (BARDIN, 2016). The first considerations indicate that trust, despite being configured as an incipient conceptual approach in the national context of public relations, is closely linked to the effectiveness of relationships between organizations and publics. From the content analysis (CA), it is possible to identify actions, attitudes and behaviors with power to raise the level of trustworthiness of publics in relation to institutions.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26489
Aparece en las colecciones:TCC Relações Públicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2021_1_JESSICA_DOS_SANTOS_CRUZ_TCC.pdfTexto completo1,06 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.