Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26489
Type: Monografia
Title: Comunicação organizacional e relacionamento com os públicos: aspectos constituintes do estudo Edelman Trust Barometer para a apreensão da confiança das pessoas nas organizações
Author(s): Cruz, Jessica dos Santos
Advisor: Silva, Diego Wander da
Issue Date: 2021
Keywords: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
RELAÇÕES PÚBLICAS
CONFIANÇA
EDELMAN
EDELMAN TRUST BAROMETER
ORGANIZATIONAL COMMUNICATION
PUBLIC RELATIONS
TRUST
Abstract: O presente trabalho se insere nas reflexões que envolvem comunicação organizacional e relacionamento com os públicos, especificamente sobre a confiança entre pessoas e organizações. Nossos objetivos são refletir sobre as dimensões da comunicação organizacional, as práticas de relacionamento com os públicos e acerca dos conceitos identidade, imagem e reputação; compreender a história da Edelman e do estudo Edelman Trust Barometer, a partir do entendimento de confiança; e, analisar os aspectos constituintes do questionário que integra a metodologia de coleta de dados do Edelman Trust Barometer – edição 2021. A pesquisa se configura como exploratória (GIL, 2019), a partir das técnicas bibliográfica e documental. Também estudamos as questões propostas pelo referido estudo, visando à apreensão de como os níveis de confiabilidade são revelados, o que ocorre via Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). As primeiras considerações indicam que a confiança, apesar de se configurar como uma abordagem conceitual incipiente no contexto nacional das relações públicas, está intimamente ligada à efetividade dos relacionamentos entre organizações e públicos. A partir da análise de conteúdo (AC), é possível identificar ações, atitudes e comportamentos com potência para elevar o nível de confiabilidade dos públicos em relação às instituições.
The present work is inserted in the reflections that involve organizational communication and relationship with the public, specifically about the trust between people and organizations. Our objectives are to reflect on the dimensions of organizational communication, the practices of relationship with the public and about the concepts of identity, image, and reputation; to understand the history of Edelman and the Edelman Trust Barometer study, from the understanding of trust; and, to analyze the constituent aspects of the questionnaire that integrates the methodology of data collection of the Edelman Trust Barometer - 2021 edition. The research is configured as exploratory (GIL, 2019), based on bibliographic and documental techniques. We also studied the questions proposed by the mentioned study, aiming at the apprehension of how the levels of trustworthiness are revealed, which occurs via Content Analysis (BARDIN, 2016). The first considerations indicate that trust, despite being configured as an incipient conceptual approach in the national context of public relations, is closely linked to the effectiveness of relationships between organizations and publics. From the content analysis (CA), it is possible to identify actions, attitudes and behaviors with power to raise the level of trustworthiness of publics in relation to institutions.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26489
Appears in Collections:TCC Relações Públicas

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