Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26353
Tipo: Monografia
Título: Jornalismo de moda plus size: a informação e os hábitos de consumo de mídia
Autor(es): Constantinopolos, Daphne
Orientador: Cunha, Mágda Rodrigues da
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: JORNALISMO DE MODA
MODA PLUS SIZE
REDES SOCIAIS
BLOGS
PADRÕES DE BELEZA
FASHION JOURNALISM
PLUS SIZE FASHION
SOCIAL MEDIA
BEAUTY STEREOTYPES
Resumo: A indústria da moda é famosa por exaltar padrões de beleza que acabam por marginalizar grande parte da sociedade. O presente estudo analisa o papel do jornalismo de moda tradicional que, ao reportar os acontecimentos dessa indústria, acaba por retratar os mesmos padrões, reproduzindo a falha e contribuindo para o surgimento de preconceitos com os biotipos que ficam à margem da mídia de massa, em especial os corpos gordos. Ainda, elucida-se a mudança nos hábitos de consumo que, a partir da internet, faz com que as lacunas de representatividade sejam atendidas pelos criadores de conteúdo independentes - blogueiros, instagrammers, youtubers - que tem liberdade editorial para reportar suas experiências pessoais. Demonstra que é nessa realidade digital que os conteúdos de moda plus size acabam por atender a demanda da audiência, que assumiu um papel ativo e crítico no que diz respeito à busca por informação diversificada e representativa que deseja consumir. Para responder ao objetivo, realiza-se uma pesquisa via questionário com mulheres adultas de manequins maiores que 44 para se compreender a relação da audiência com o conteúdo de moda produzido pela mídia tradicional e pelos blogs e redes sociais. A partir da análise deste material, percebe-se que a mídia tradicional perdeu espaço para o digital quando se fala do público plus size, já que não foi capaz de representar os biotipos da audiência no conteúdo de moda que produz.
The fashion industry is known for praising beauty stereotypes that end up marginalizing a big part of society. This study analyses fashion journalism’s roll when reporting this industry’s news, as it reinforces the same stereotypes, and contributes to the growth of prejudices against biotypes that do not match those shown by the mass media, specially the plus sized ones. Moreover, it illuminates the changes in habits of consumption habits given that, with the internet, those gaps in representation are answered by independent content creators – bloggers, instagrammers, youtubers – who have editorial liberty to report their personal experiences. The study shows, furthermore, that it is in this digital reality that plus size fashion contents answer the audience’s needs, by adopting an active and critic role when it comes to diverse and representative information. To address this topic, a research was conducted via questionnaire with adult women who wear sizes 44 and up, we to comprehend the relationship between this audience and the fashion content produced by the traditional media, blogs and social media. From the analysis of these results, it is shown that traditional media has lost space to the digital content concerning the plus size public, since it fails to represent this audience’s bodies in fashion content that the mass media displays.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26353
Aparece nas Coleções:TCC Jornalismo

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_2_DAPHNE_CONSTANTINOPOLOS_TCC.pdfTexto completo9,74 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.