Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26353
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCunha, Mágda Rodrigues da-
dc.contributor.authorConstantinopolos, Daphne-
dc.date.accessioned2024-07-19T15:49:02Z-
dc.date.available2024-07-19T15:49:02Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26353-
dc.description.abstractA indústria da moda é famosa por exaltar padrões de beleza que acabam por marginalizar grande parte da sociedade. O presente estudo analisa o papel do jornalismo de moda tradicional que, ao reportar os acontecimentos dessa indústria, acaba por retratar os mesmos padrões, reproduzindo a falha e contribuindo para o surgimento de preconceitos com os biotipos que ficam à margem da mídia de massa, em especial os corpos gordos. Ainda, elucida-se a mudança nos hábitos de consumo que, a partir da internet, faz com que as lacunas de representatividade sejam atendidas pelos criadores de conteúdo independentes - blogueiros, instagrammers, youtubers - que tem liberdade editorial para reportar suas experiências pessoais. Demonstra que é nessa realidade digital que os conteúdos de moda plus size acabam por atender a demanda da audiência, que assumiu um papel ativo e crítico no que diz respeito à busca por informação diversificada e representativa que deseja consumir. Para responder ao objetivo, realiza-se uma pesquisa via questionário com mulheres adultas de manequins maiores que 44 para se compreender a relação da audiência com o conteúdo de moda produzido pela mídia tradicional e pelos blogs e redes sociais. A partir da análise deste material, percebe-se que a mídia tradicional perdeu espaço para o digital quando se fala do público plus size, já que não foi capaz de representar os biotipos da audiência no conteúdo de moda que produz.pt_BR
dc.description.abstractThe fashion industry is known for praising beauty stereotypes that end up marginalizing a big part of society. This study analyses fashion journalism’s roll when reporting this industry’s news, as it reinforces the same stereotypes, and contributes to the growth of prejudices against biotypes that do not match those shown by the mass media, specially the plus sized ones. Moreover, it illuminates the changes in habits of consumption habits given that, with the internet, those gaps in representation are answered by independent content creators – bloggers, instagrammers, youtubers – who have editorial liberty to report their personal experiences. The study shows, furthermore, that it is in this digital reality that plus size fashion contents answer the audience’s needs, by adopting an active and critic role when it comes to diverse and representative information. To address this topic, a research was conducted via questionnaire with adult women who wear sizes 44 and up, we to comprehend the relationship between this audience and the fashion content produced by the traditional media, blogs and social media. From the analysis of these results, it is shown that traditional media has lost space to the digital content concerning the plus size public, since it fails to represent this audience’s bodies in fashion content that the mass media displays.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectJORNALISMO DE MODApt_BR
dc.subjectMODA PLUS SIZEpt_BR
dc.subjectREDES SOCIAISpt_BR
dc.subjectBLOGSpt_BR
dc.subjectPADRÕES DE BELEZApt_BR
dc.subjectFASHION JOURNALISMen_US
dc.subjectPLUS SIZE FASHIONen_US
dc.subjectSOCIAL MEDIAen_US
dc.subjectBEAUTY STEREOTYPESen_US
dc.titleJornalismo de moda plus size: a informação e os hábitos de consumo de mídiapt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2019/2-
dc.degree.graduationJornalismo-
Appears in Collections:TCC Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_2_DAPHNE_CONSTANTINOPOLOS_TCC.pdfTexto completo9,74 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.