Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10862
Tipo: masterThesis
Título: Mensuração de resultados em comunicação: conceitos e práticas em ambientes de inovação
Autor(es): Suminski, Luciano Nunes
Orientador: Moura, Cláudia Peixoto de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: CULTURA ORGANIZACIONAL
INOVAÇÃO
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Resumen: Trabalhar com Mensuração de Resultados em Comunicação representa acompanhar a evolução das estratégias de pesquisa e gestão da Comunicação Empresarial, tornando a abordagem do assunto um interesse contemporâneo e aderente à necessidade de contemplar os avanços tecnológicos, que se multiplicam com velocidade. Mais do que relevante, a Mensuração de Resultados em Comunicação é uma possibilidade real e promissora para o entendimento parcial das influências dessas transformações, inclusive na Cultura Organizacional. Este estudo trata do assunto com conceitos e práticas voltados à Inovação e criatividade, que cada vez mais fazem parte dos ambientes organizacionais, tornando a gestão dos relacionamentos um desafio para os profissionais de Comunicação, que precisam conciliar novos conceitos de produção e prestação de serviços com a tradicional busca por resultados imediatos. Em seu desenvolvimento, o estudo estabelece relações entre a teoria e a prática da Mensuração de Resultados em Comunicação nos ambientes de Inovação, contemplando a realização de pesquisa com uma Startup. Com esta dissertação pretende-se contribuir para uma melhor compreensão dos fenômenos de Comunicação Empresarial e seus resultados, abordando as Startups como empresas abertas ao aprendizado e às incertezas, e que podem vir a representar um laboratório de experimentação sobre novos conceitos e práticas organizacionais com relação à Comunicação.
Working with measurement of results in communication consists of monitoring the development of research strategies and management of business communication, transforming the approach to the subject into a contemporary interest whilst being bonded to a need of contemplating technological advances, which are multiplying fast. More than relevant, the measurement of results in communication is a real and promising possibility for the partial understanding of the influences of these multiple changes, including in the Organizational Culture. This study treats the subject by approaching concepts and practices geared up for innovation and creativity, which are increasingly part of the organizational environments, making the management of relationships a challenge for media professionals, who need to reconcile new concepts of production and services with the traditional search for immediate results. In its development, the study establishes relationships between theory and practice of measurement of results in communication in environments of innovation, contemplating the execution of exploratory research with a Startup. This dissertation intends to contribute to a better understanding of the phenomena of business communication results, investigating the Startups as companies that are open to learning and to uncertainties, and that may represent a laboratory of experimentation on new organizational concepts and practices with regards to communication.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10862
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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