Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/9935
Tipo: doctoralThesis
Título: Pedagogia do barro: a tradição oral na construção do conhecimento de mestre e aprendiz nas oficinas de cerâmica artesanal de Santana do São Francisco/SE
Autor(es): Silva, Igor Libertador
Orientador: Pereira, Marcos Villela
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2016
Palabras clave: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
CERÂMICA - BRASIL
ARTESANATO - BRASIL
PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO
Resumen: O Estado de Sergipe possui uma diversidade cultural ampla, sendo esta a base da configuração da sua sociedade, o principal ingrediente ativo de todas as manifestações culturais e artísticas que acontece no estado, demonstrando uma formação multicultural, multireligiosa e multiétnica, capaz de proporcionar produções e caracteres diversos. A grande pluralidade cultural existente no Estado de Sergipe pode ser percebida através da variedade de produções artesanais que acontecem principalmente nos seus municípios, abrangendo um grande número de pessoas que fazem dela uma atividade geradora de economia. A presente tese versa sobre a produção artesanal de cerâmica da cidade de Santana do São Francisco/SE, mais especificamente sobre o processo de formação do mestre. De caráter qualitativo e com o ponto de vista antropológico, revela o panorama do ambiente de convivência em que o mestre e o candangue se relacionam sobre o ponto de vista pedagógico, destacando as práticas envolvidas durante a preleção e avaliação do conhecimento. Como metodologia escolhida, a observação participante favoreceu uma inserção mais profunda nas práticas e representações vivenciadas pelos sujeitos, permitindo revelar as estratégias e os mecanismos narrativos utilizados pelo mestre, bem como expor as narrativas construídas conjuntamente com os sujeitos da pesquisa, objetualizadas por meio das práticas rituais esculpidas a partir da ação/gestualidade.
The State of Sergipe has a wide cultural diversity, this forms the basis of the configuration of your society, that is the main active ingredient of all cultural and artistic events that happens in the state, demonstrating a multicultural education, multireligious and multiethnic, capable of providing production and several characters. The large existing cultural plurality in the state of Sergipe can be perceived through the variety of craft productions that take place mainly in the municipalities, covering a large number of people make it a generating activity economy. This thesis is about artisanal production of pottery in the city of Santana do São Francisco/SE, specifically on the teacher training process. Qualitative and anthropological point of view character reveals the aspect of the living environment of the panorama in which the master and candangue relate about the pedagogical point of view, highlighting the practices involved during the lecture and evaluation of knowledge. As chosen methodology, participant observation favored deeper integration in the practices and representations experienced by the subjects, allowing to reveal the strategies and narrative mechanisms used by the master, as well as to expose my narratives jointly built with the research subjects, contextualized through ritual practices carved from the action/gestures.
URI: http://hdl.handle.net/10923/9935
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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