Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/7223
Type: masterThesis
Title: Os ex-pobres do Brasil: as representações da “nova classe média” nas revistas carta capital, época, istoé e veja
Author(s): Hansen, Cândida
Advisor: Escosteguy, Ana Carolina Damboriarena
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2015
Keywords: JORNALISMO IMPRESSO
MEIOS DE COMUNICAÇÃO - ASPECTOS SOCIAIS
CLASSE MÉDIA - BRASIL
CONSUMO
Abstract: O objetivo desta pesquisa é analisar as representações da chamada nova classe média brasileira nas revistas Veja, IstoÉ, Época e Carta Capital entre os anos de 2008 e 2013. A partir da perspectiva dos Estudos Culturais e da compreensão do jornalismo como um produtor de sentidos na sociedade, busca-se realizar uma análise cultural do objeto por meio das reflexões, sobretudo de Hall (1999, 2003) e Benetti (2013). A chamada nova classe média é discutida a partir da perspectiva de Neri (2011), Pochmann (2012) e Souza (2010). A partir do cruzamento dos referenciais teóricos que versam sobre jornalismo e nova classe média, o corpus de pesquisa, composto por seis reportagens, é analisado. Conclui-se que a chamada nova classe média é representada por uma visão economicista (Souza, 2010, 2013), na qual a renda e o consumo são os fatores predominantes para enquadrar os indivíduos nesse grupo, em detrimento de valores imateriais, como os capitais social e cultural, fundamentais para a compreensão da produção e reprodução de classes ao longo do tempo.
The objective of this work is to analyze the representations of the so-called Brazil's new middle class on the magazines Veja, IstoÉ, Época and Carta Capital between the years 2008 and 2013. From the perspective of Cultural Studies and understanding of journalism as a producer of meanings in society, we attempt to make a cultural analysis of the object through the reflections especially of Hall (1999, 2003) and Benetti (2013). The so-called new middle class is discussed through the perspective of Neri (2011), Pochmann (2012) and Souza (2010). From crossing of theoretical references related to journalism and the new middle class, the research corpus, consisting of six reportages, is analyzed. We conclude that the so-called new middle class is represented by an economistic view (Souza, 2010, 2013), in which the income and consumption are the main factors to fit individuals into this group, at the expense of intangible values such as social and cultural capitals, essential for understanding the production and reproduction of classes over time.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7223
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