Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/6685
Tipo: doctoralThesis
Título: A ambientalização em processos educativos na igreja evangélica de confissão luterana no Brasil
Autor(es): Genz, Carlos Alberto
Orientador: Carvalho, Isabel Cristina de Moura
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2014
Palavras-chave: EDUCAÇÃO E RELIGIÃO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
IGREJA LUTERANA
ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
ANTROPOLOGIA RELIGIOSA
Resumo: Esta pesquisa procura analisar as transformações que a questão ambiental tem provocado na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e principalmente como ela tem influenciado a Educação de seus membros e a formação de suas lideranças jovens. Para tanto, procura analisar as cartilhas produzidas pela IECLB e pela Federação Luterana Mundial (LWF) relativas às questões ambientais, bem como se há um discurso ambiental que influencie práticas ambientais e uma internalização de saberes ecológicos entre seus membros. A metodologia utilizada neste trabalho é a etnografia, tanto para a análise das cartilhas quanto para o acompanhamento de um grupo de jovens que participaram da Cúpula dos Povos na Rio+20 em um projeto de formação de lideranças identificadas com a temática ambiental. A análise do material recolhido busca se inserir numa perspectiva da antropologia fenomenológica e da antropologia ecológica, identificada com autores como Merleau-Ponty, Csordas e Ingold.
This research attempts to analyze the transformations that the environmental issue has caused in the Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil (IECLB) and especially how it has influenced education and training of its members in their young leaders. To this end, analyzes the booklets produced by IECLB and the Lutheran World Federation (LWF) related to environmental issues, as well as whether there is an environmental discourse that influence environmental practices and internalization of ecological knowledge among its members. The methodology used in this study is ethnography, both for analysis of booklets as for following up a group of young people who participated in the Peoples Summit at Rio+20 in a training project leaders identified to the environmental issue. The analysis of the collected material seeks to insert a phenomenological anthropology and ecological anthropology perspective, identified with authors like Merleau-Ponty, Ingold and Csordas.
URI: http://hdl.handle.net/10923/6685
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000459168-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,49 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.