Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4209
Type: doctoralThesis
Title: Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero ciêntífico: aspectos textuais e cognitivos
Author(s): Alves, Sandra Maria Leal
Advisor: Pereira, Vera Wannmacher
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2010
Keywords: LINGUÍSTICA
PSICOLINGUÍSTICA
LEITURA - COMPREENSÃO
RESUMOS - ELABORAÇÃO
PRODUÇÃO TEXTUAL
Abstract: Esta pesquisa, inserida no âmbito da Psicolingüística e com interface com a Educação e com a Neurociência, tem por objetivo propor e avaliar a eficácia do método parafrástico-sintético para desenvolver estratégias de compreensão leitora e o aprendizado de técnicas de elaboração de resumo em textos do gênero científico. As teorias que fundamentam este trabalho situam-se em diferentes áreas - lingüística, psicologia, sociologia, filosofia, neurociência e neuropsicologia - numa integração que busca contemplar os diversos aspectos neuropsicolinguísticos envolvidos na ação de leitura/escrita – compreensão/produção textual. A população envolvida neste estudo é composta por 18 indivíduos do curso de Letras/Português de uma Faculdade de Porto Alegre, que foram submetidos a pré-teste e pós-teste de compreensão leitora (Procedimento Cloze) e Teste de Resumo, e 02 indivíduos que, além dos testes acima, submeteram-se ainda a pré-teste e pós-teste de Ressonância Magnética Funcional, processos esses entremeados pela aplicação de aulas de intervenção pedagógica utilizando a metodologia de ensino proposta pela pesquisadora. Os resultados obtidos – tanto através da metodologia convencional quanto dos dados de Ressonância Magnética Funcional - permitem inferir que o ensino sistemático através do método parafrástico-sintético favorece as estratégias de aprendizagem e melhoram o desempenho dos alunos no que se refere à compreensão leitora e a produção de resumos de textos científicos.
This research, inserted in the context of Psycholinguistics and showing an interface with Education and Neuroscience, has as its objective to propose and evaluate the efficiency of the paraphrastic-synthetic method in order to develop reading comprehension strategies and the learning of techniques to development summary in texts with scientific genre. The theories that underline this paper are situated in diverse areas - linguistics, psychology, sociology, philosophy, neuroscience and neuropsychology - as an attempt to integrate the several neuropsycholinguistic aspects wrapped in the action of reading/writing – textual production/comprehension. 18 individuals who study Letras/Português in a university of Porto Alegre city were covered in this study. These students took part in a process of pre and post tests about reading comprehension (Cloze procedure) and summary tests, beyond that 02 individuals were also submitted in a pre and post test of Functional Magnetics Resonance, processes which were streaky by pedagogic intervention tasks using the methodology proposed by the researcher. The obtained results – both by conventional methodology or by Functional Magnetics Resonance data – allow us to assume that the systematic teaching through paraphrasticsynthetic method promotes learning strategies and improves student’s performance in relation to reading comprehension and production of summaries of scientific texts.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4209
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000422011-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo6,2 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.