Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4165
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZilberman, Reginaen_US
dc.contributor.authorMödinger, Carlos Robertoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:02:05Z-
dc.date.available2013-08-07T19:02:05Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4165-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo sobre os elementos propostos pelo dramaturgo no texto Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare; além de informações sobre o contexto teatral no qual a peça foi produzida, o teatro elisabetano. São analisadas duas encenações deste texto: a realizada pelo Grupo Província em 1971, com direção de Luiz Arthur Nunes; e a realizada pela Companhia Rústica de teatro em 2006, com direção de Patricia Fagundes. Verifica-se como, em cada caso estudado, os elementos da linguagem teatral compõem, com o texto, o espetáculo teatral e como as encenações estudadas trataram o texto em termos de fidelidade, além das abordagens usadas para transitar do texto para a cena. A pesquisa demonstra que essa transição exige verdadeira criação e que, para isso, faz-se necessária a junção do que o autor propõe no texto com a leitura que será realizada pelos criadores da cena.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a study about the elements proposed by the playwright in Midsummer night’s dream, by William Shakespeare, and besides that information about the theatrical context in which the play was produced, the Elizabethan Period. Two performances of this play are analysed here: the first was produced by the Grupo Província in 1971, directed by Luiz Arthur Nunes; and the second was produced by the Companhia Rústica de Teatro in 2006, directed by Patricia Fagundes. In each case of study, it is examined how the theatrical elements together with the text compose the performance and how the directors´ conceptions followed the play in terms of fidelity, beyond the approaches utilized to pass from the text to the stage. The research demonstrates that this transition demands a true creation calling the need of a connection between the author’s proposals and their interpretation by the creators of the scene.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectTEATRO INGLÊS - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.subjectSHAKESPEARE, WILLIAM - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectANÁLISE LITERÁRIApt_BR
dc.subjectDRAMATIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectTEATRO BRASILEIROpt_BR
dc.subjectINTERPRETAÇÃO DE TEXTOSpt_BR
dc.titleDa página ao palco: texto e cena em Sonho de uma noite de verãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000388430-Texto+Completo+Anexo+A-1.pdfTexto Completo Anexo A11,81 MBAdobe PDFAbrir
Exibir
000388430-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo433,68 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.