Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3838
Tipo: masterThesis
Título: A máscara e o rosto de Chaplin: o anticomunismo na repercussão da filmografia política de Carlitos em Porto Alegre (1936–1949)
Autor(es): Soares, Eduardo de Souza
Orientador: Fay, Cláudia Musa
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: PORTO ALEGRE - HISTÓRIA POLÍTICA
ANTICOMUNISMO - BRASIL
CHAPLIN, CHARLES - FILMOGRAFIA
COMUNISMO - HISTÓRIA
Resumo: Nesta dissertação, pretendemos analisar em que medida o anticomunismo e seus principais argumentos foram incorporados pelos mais destacados órgãos de imprensa da capital gaúcha durante a repercussão da filmografia política de Charles Chaplin em Porto Alegre. Considerando o período compreendido entre 1936 e 1949, marcado por uma série de manifestações contrárias à influência soviética nos planos nacional e internacional, acompanharemos as discutidas trajetórias de três importantes produções cinematográficas: Tempos Modernos, O Grande Ditador e Monsieur Verdoux. A profunda admiração de intelectuais como Jacob Koutzii e Paulo Fontoura Gastal não impediu que seus respectivos ciclos pelos cinemas desta cidade refletissem um sentimento de repúdio às teses supostamente comunizantes atribuídas ao seu criador, proporcionando uma série de curiosas histórias que ilustrarão as páginas deste estudo.
In this dissertation, we intend to analyze in what circumstances the anticommunism and its main subjects were incorporated by the most emphasize agencies of the press of the “gaúcha” capital during the repercussion of the politic filmography of Charlie Chaplin in Porto Alegre. Considering the period comprised among 1936 and 1949, marked by a succession of manifestations adversed to the sovietic ascendancy in the national and international plans, we are going to follow the discussed trajectories of three important cinematographic productions: Modern Times, The Great Dictator and Monsieur Verdoux. The deep admiration of intellectuals as Jacob Koutzii and Paulo Fontoura Gastal, don’t intercept that its respective cycles by the movies of this city considered a feeling of refused to the thesis allegedly subversive awarded to its creator, providing a succession of curious stories that are going to illustrate the pages of these studies.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3838
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