Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3084
Tipo: masterThesis
Título: A inserção da informática como instrumento de pesquisa para a qualificação do processo didático no ensino profissionalizante
Autor(es): Schwingel, Alexandra Maria
Orientador: Moraes, Roque
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2007
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
INTERNET NA EDUCAÇÃO
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
ENSINO PROFISSIONALIZANTE
ENSINO EM GRUPO
Resumo: Esta pesquisa foi realizada ao longo do primeiro semestre de 2006 (2006 A), com os alunos da disciplina de Estágio, do Ensino Profissionalizante, de uma escola privada do Vale do Taquari. Trata-se de um trabalho que teve por objetivo investigar o desenvolvimento de um projeto de pesquisa destes alunos. Para desenvolver essa capacidade, os alunos trabalhavam com os pressupostos do Educar pela pesquisa (autonomia, construção e reconstrução do conhecimento), Utilizando o ambiente interativo dos “grupos” de Internet para que os alunos socializassem as suas pesquisas para a apreciação crítica do professor e dos colegas. Como resultados desse processo, destacam-se comunicação entre os sujeitos via os grupos, o acompanhamento, mesmo que a distância, do mediador garantindo segurança aos sujeitos da pesquisa e as orientações do professor para qualificar a produção textual dos alunos.
This research was done in the first semester of 2006 (2006 A), with the students of a discipline of a Professionalizing Course in a private school in Vale do Taquari. It is about a work that had as the objective to investigate the development of a research project t conducted by these students. In the study the students were stimulated to work based on “education through research” (the autonomy, construction and reconstruction of the knowledge), using the interactive environment of the “group” of Internet so that the students socialized theirs research for the critical appreciation of the teacher and the colleagues. As results of this process, there was observed an active communication between the students through the Internet “groups” the importance of the accompaniment, even at by the distance, by the mediator allowing security to the students research’s and for the textual productions of the students, with teachers’ orientation.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3084
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000391945-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo216,23 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.