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Tipo: masterThesis
Título: Os temas transversais na matemática das séries finais do ensino fundamental, teoria ou prática?
Autor(es): Mello, Viviane de Oliveira
Orientador: Portanova, Ruth
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2009
Palabras clave: EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
EDUCAÇÃO - LEGISLAÇÃO
INTERDISCIPLINARIDADE
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
Resumen: A presente dissertação trata dos Temas Transversais no ensino de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental, situando-os na legislação educacional brasileira – aprofundando a reflexão sobre os principais documentos norteadores da educação no país - e buscando compreender, além do próprio conceito de Temas Transversais, outros pertinentes, tais como interdisciplinaridade, transversalidade e transdisciplinaridade e, ainda, analisa algumas dificuldades encontradas por professores na prática escolar. A reforma educacional espanhola é citada por ter servido de inspiração para a introdução dos Parâmetros Curriculares Nacionais no Brasil, lançados pelo Ministério da Educação em 1998, que também são apresentados na pesquisa, nas partes tocantes às séries finais do Ensino Fundamental, mais especificamente no que trata do ensino de Matemática e dos Temas Transversais. A investigação está embasada em uma abordagem qualitativa, com professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental e com Orientadores e Supervisores de escola. Algumas experiências de professores em projetos e atividades matemáticas com Temas Transversais também são apresentadas, com o único objetivo de mostrar que este tipo de trabalho é possível e que pode ser enriquecedor, tanto para a motivação dos professores e alunos como para tornar a Matemática mais conectada com a realidade. E finalizando pode-se concluir que a análise dos resultados obtidos possibilita responder à pergunta que dá título a esta dissertação de mestrado: o trabalho com os Temas Transversais está presente na prática docente, mesmo sendo, algumas vezes, somente de forma empírica.
This dissertation is about Interdisciplinary subjects in Mathematics teaching on final grades of elementary school, placing them in the Brazilian educational legislation and seeking comprehend, in addition to Interdisciplinary subjects concept, other important themes such as interdisciplinarity, transversality, transdisciplinarity, and, furthermore, some issues that teachers face in their practice. The Spanish educational reform will be mentioned, since it has been inspiration to the official document that contains the Interdisciplinary subjects in Brazil (PCNs: National Curricular Parameters), released in 1998 by the educational organization, which will also be presented in a part of the research that is related to elementary school, especially about Mathematics teaching and Interdisciplinary subjects. The investigation itself will have as a basis a qualitative approach regarding Mathematics teachers of final grades of elementary school and school counselors and supervisors. Some teachers' math projects and activities experiences based on Interdisciplinary subjects will also be presented aiming at showing that this type of work is possible and can be fulfilling, either motivating teachers and students or making Mathematics more connected to the reality. And, to conclude, it can be told that the results analysis can respond to the question which entitled this dissertation: Interdisciplinary subjects exist in teaching practice, even though sometimes they are there empirically only.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3044
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