Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2950
Tipo: masterThesis
Título: Modelagem matemática e resolução de problemas
Autor(es): Machado, Elisa Spode
Orientador: Cury, Helena Noronha
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2006
Palabras clave: MATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINO
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
MODELOS MATEMÁTICOS
EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
Resumen: A presente dissertação apresenta uma pesquisa realizada com uma turma de sexta série do Ensino Fundamental de uma escola rural do interior de Eldorado do Sul, RS. Propôs investigar se alunos com dificuldades em Matemática e falta de interesse pela disciplina, podem, por meio da utilização da Modelagem Matemática e resolução de problemas, desenvolver atitudes e habilidades em resolução de problemas. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, baseada em questionários e observações das atividades desenvolvidas pelos alunos. Os dados quantitativos são apresentados sob forma de tabelas, quadros e textos descritivos. Os questionários, inicial e final, respondidos pelos alunos, foram comparados e analisados, bem como as observações realizadas pela autora durante as atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas em sala de aula. Por meio dessas análises, foi possível perceber mudanças de atitudes, nos alunos, em relação à disciplina e a potencialização para o desenvolvimento de habilidades em resolver problemas.
This paper presents a research carried out with a group of a sixth level Middle School students, in an agricultural school of Eldorado do Sul, RS. We intended to investigate if pupils with difficulties in Mathematics and lack of interest for this subject, can develop attitudes and abilities in problem solving, when using Mathematical Modeling and Problem Solving methodologies. The research had a qualitative approach, based on questionnaires and observations of the activities developed by the pupils. The quantitative data are presented in tables, graphs and descriptive texts. The initial and final questionnaires answered by the pupils had been compared and analyzed, as well as the observations carried out during the activities of Mathematical Modeling in classroom. Through these analyses, it was possible to perceive changes of attitudes, in the pupils, in relation to the subject and the empowerment to develop abilities in solving problems.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2950
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000342435-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo8,48 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.