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dc.contributor.advisorCury, Helena Noronhaen_US
dc.contributor.authorMachado, Elisa Spodeen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:51:34Z-
dc.date.available2013-08-07T18:51:34Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2950-
dc.description.abstractA presente dissertação apresenta uma pesquisa realizada com uma turma de sexta série do Ensino Fundamental de uma escola rural do interior de Eldorado do Sul, RS. Propôs investigar se alunos com dificuldades em Matemática e falta de interesse pela disciplina, podem, por meio da utilização da Modelagem Matemática e resolução de problemas, desenvolver atitudes e habilidades em resolução de problemas. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, baseada em questionários e observações das atividades desenvolvidas pelos alunos. Os dados quantitativos são apresentados sob forma de tabelas, quadros e textos descritivos. Os questionários, inicial e final, respondidos pelos alunos, foram comparados e analisados, bem como as observações realizadas pela autora durante as atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas em sala de aula. Por meio dessas análises, foi possível perceber mudanças de atitudes, nos alunos, em relação à disciplina e a potencialização para o desenvolvimento de habilidades em resolver problemas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a research carried out with a group of a sixth level Middle School students, in an agricultural school of Eldorado do Sul, RS. We intended to investigate if pupils with difficulties in Mathematics and lack of interest for this subject, can develop attitudes and abilities in problem solving, when using Mathematical Modeling and Problem Solving methodologies. The research had a qualitative approach, based on questionnaires and observations of the activities developed by the pupils. The quantitative data are presented in tables, graphs and descriptive texts. The initial and final questionnaires answered by the pupils had been compared and analyzed, as well as the observations carried out during the activities of Mathematical Modeling in classroom. Through these analyses, it was possible to perceive changes of attitudes, in the pupils, in relation to the subject and the empowerment to develop abilities in solving problems.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectMATEMÁTICA - MÉTODOS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectSOLUÇÃO DE PROBLEMASpt_BR
dc.subjectMODELOS MATEMÁTICOSpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO - MATEMÁTICApt_BR
dc.titleModelagem matemática e resolução de problemaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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