Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2932
Tipo: masterThesis
Título: Estudo da reconstrução do conhecimento dos alunos por meio de investigação: o consumo de energia elétrica nos aparelhos residenciais
Autor(es): Lunkes, Mércio José
Orientador: Rocha Filho, João Bernardes da
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2010
Palabras clave: EDUCAÇÃO
FÍSICA - ENSINO
ENERGIA ELÉTRICA - CONSUMO
CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)
APRENDIZAGEM
Resumen: O presente trabalho de pesquisa enfoca a reconstrução do conhecimento por meio de investigação em sala de aula. Uma atividade investigativa relativa ao consumo de energia elétrica nos aparelhos eletroeletrônicos residenciais, os quais fazem parte do cotidiano do aluno, foi proposta a estudantes de Ensino Médio de escolas da Região Oeste do Estado de Santa Catarina, e a evolução do conhecimento destes estudantes foi acompanhada. Partimos do pressuposto que a contextualização dos conteúdos abordados durante as aulas de Física pode ampliar a significação dos conceitos abstratos que fazem parte da grade curricular da disciplina, e investigamos em que medida ocorreu reconstrução do conhecimento nos estudantes envolvidos. A pesquisa foi proposta com base na literatura pertinente, que dá suporte à temática, e apresenta instrumentos que objetivaram identificar os conhecimentos prévios dos alunos, bem como analisar o processo de investigação. Concluído o processo de investigação, confirmamos que houve a reconstrução do conhecimento por parte dos alunos, bem como a significação dos conceitos físicos abordados em sala de aula.
This research project focuses on the reconstruction of knowledge through research in the classroom. An investigative activity on the electric power consumption in electronics home appliances, which are part of daily life of the student, will be offered to high school students from schools in the Western Region of the State of Santa Catarina, and the evolution of knowledge of these students will be monitored. On the assumption that the contextualization of content addressed during the lessons of physics can expand the meaning of abstract concepts that are part of the curriculum grid discipline, and we propose to investigate to what extent knowledge of the reconstruction occurs in the students involved. The research is being proposed on the basis of relevant literature, which supports the theme, and presents instruments that aim to identify the proficiency level of students as well as analyzing the research process. After completion of the investigation, confirmed that there was a reconstruction of knowledge by students, as well as the physical meaning of the concepts discussed in class.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2932
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000424034-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo406,41 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.