Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26591
Type: Monografia
Title: Os produtos colecionáveis e o comportamento do consumidor Kidult na pós-modernidade: uma análise dos consumidores brasileiros de produtos Funko Pop!
Author(s): Laiser, Maria Edoarda Beck Rad
Advisor: Tonin, Juliana
Issue Date: 2021
Keywords: COMUNICAÇÃO
PÓS-MODERNIDADE
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
KIDULTS
FUNKO POP!
COMMUNICATION
POSTMODERNITY
CONSUMER BEHAVIOUR
Abstract: A presente monografia consiste em um estudo sobre o comportamento de consumidores conhecidos como kidults, na pós-modernidade, a partir da análise de consumidores brasileiros dos colecionáveis Pop! da marca Funko. Baseado, principalmente, em autores como Maffesoli (1995, 1996, 1998, 2007, 2011, 2019, 2020), Kellner (2001), Hall (2006), Lipovetsky (2000), Samara e Morsch (2005), Kotler e Keller (2012), Furedi (2004) e Marinho (2007) fundamenta-se teoricamente o trabalho, que tem por objetivo entender as características da pós-modernidade na sociedade e na formação da identidade, analisar o surgimento do grupo de consumidores kidult, e compreender a fidelidade e paixão destes consumidores com relação a marcas de produtos colecionáveis. Os procedimentos metodológicos utilizados contam com pesquisa bibliográfica e documental, além do uso da técnica de grupo focal, realizada com oito participantes kidults de diferentes estados do Brasil. Os principais resultados gerados pela pesquisa baseiam-se no apego emocional e à infância, importância de grupos de referência, e a influência da cultura pop na vida desses consumidores.
The present monograph consists of a study about the consumer behaviour of people known as kidults, in postmodernity, based on the analysis of Brazilian consumers of the Pop! collectibles from the brand Funko. The theoretical framework of this study is based, mainly, on authors such as Maffesoli (1995, 1996, 1998, 2007, 2011, 2019), Kellner (2001), Hall (2006), Lipovetsky (2000), Samara and Morsch (2005), Kotler and Keller (2012) Furedi (2004) and Marinho (2007), and its main objectives are to understand postmodern characteristics in today’s society and identity formation, analyse the emergence of the kidults consumer group, and to comprehend the loyalty and passion of these consumers regarding collectible brands. The methodological procedures used include bibliographic and documentary research, in addition to the application of the focus group technique, carried out with eight kidults participants from different Brazilian states. The main results generated with the research are based on emotional and childhood attachment, the importance of reference groups, and the influence of pop culture in their life.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26591
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