Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26591
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTonin, Juliana-
dc.contributor.authorLaiser, Maria Edoarda Beck Rad-
dc.date.accessioned2024-08-30T18:17:50Z-
dc.date.available2024-08-30T18:17:50Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26591-
dc.description.abstractA presente monografia consiste em um estudo sobre o comportamento de consumidores conhecidos como kidults, na pós-modernidade, a partir da análise de consumidores brasileiros dos colecionáveis Pop! da marca Funko. Baseado, principalmente, em autores como Maffesoli (1995, 1996, 1998, 2007, 2011, 2019, 2020), Kellner (2001), Hall (2006), Lipovetsky (2000), Samara e Morsch (2005), Kotler e Keller (2012), Furedi (2004) e Marinho (2007) fundamenta-se teoricamente o trabalho, que tem por objetivo entender as características da pós-modernidade na sociedade e na formação da identidade, analisar o surgimento do grupo de consumidores kidult, e compreender a fidelidade e paixão destes consumidores com relação a marcas de produtos colecionáveis. Os procedimentos metodológicos utilizados contam com pesquisa bibliográfica e documental, além do uso da técnica de grupo focal, realizada com oito participantes kidults de diferentes estados do Brasil. Os principais resultados gerados pela pesquisa baseiam-se no apego emocional e à infância, importância de grupos de referência, e a influência da cultura pop na vida desses consumidores.pt_BR
dc.description.abstractThe present monograph consists of a study about the consumer behaviour of people known as kidults, in postmodernity, based on the analysis of Brazilian consumers of the Pop! collectibles from the brand Funko. The theoretical framework of this study is based, mainly, on authors such as Maffesoli (1995, 1996, 1998, 2007, 2011, 2019), Kellner (2001), Hall (2006), Lipovetsky (2000), Samara and Morsch (2005), Kotler and Keller (2012) Furedi (2004) and Marinho (2007), and its main objectives are to understand postmodern characteristics in today’s society and identity formation, analyse the emergence of the kidults consumer group, and to comprehend the loyalty and passion of these consumers regarding collectible brands. The methodological procedures used include bibliographic and documentary research, in addition to the application of the focus group technique, carried out with eight kidults participants from different Brazilian states. The main results generated with the research are based on emotional and childhood attachment, the importance of reference groups, and the influence of pop culture in their life.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subjectPÓS-MODERNIDADEpt_BR
dc.subjectCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDORpt_BR
dc.subjectKIDULTSpt_BR
dc.subjectFUNKO POP!pt_BR
dc.subjectCOMMUNICATIONen_US
dc.subjectPOSTMODERNITYen_US
dc.subjectCONSUMER BEHAVIOURen_US
dc.titleOs produtos colecionáveis e o comportamento do consumidor Kidult na pós-modernidade: uma análise dos consumidores brasileiros de produtos Funko Pop!pt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Comunicação, Artes e Design-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2021/2-
dc.degree.graduationPublicidade e Propaganda-
Aparece nas Coleções:TCC Publicidade e Propaganda

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_2_MARIA_EDOARDA_BECK_RAD_LAISER_TCC.pdfTexto completo2,11 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.