Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26590
Tipo: Monografia
Título: Cultura sneakerhead: possibilidades de expansão de mercado
Autor(es): Neis, Lucas Werle
Orientador: Trindade, Cláudia Bromirsky
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: MARKETING E COMUNICAÇÃO
CULTURA
TENDÊNCIAS DE CONSUMO
CULTURA SNEAKERHEAD
MARKET EXPANSION
MARKETING AND COMMUNICATION
CULTURE
CONSUMPTION TRENDS
SNEAKERHEAD CULTURE
MARKET
Resumen: Este estudo aborda a importância de compreender a cultura para os processos de comunicação e de marketing para podermos compreender como o mercado se comporta e poder ofertar produtos que façam sentido para esta cultura. O foco da pesquisa é a cultura sneakerhead, cultura de moda urbana sneakers (tênis). Tem-se como problema a seguinte questão: de que forma a cultura sneakerhead amplia as possibilidades de mercado? Os objetivos são: apresentar o surgimento e o crescimento da cultura sneakerhead; caracterizar o consumidor sneakerhead e descrever o seu comportamento; compreender as implicações da cultura sneakerhead para o mercado; entender e desenhar o mercado por trás da cultura sneakerhead; e refletir sobre as possibilidades de crescimento desse mercado. O estudo se caracteriza como exploratório e qualitativo, optando-se por três técnicas de coleta de dados, sendo elas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas de profundidade. Para a análise dos dados coletados, foi usada a técnica de análise de conteúdo categorial. Em termos gerais, pode-se observar que, a partir de fatores como celebridades, mitos criados em cima de produtos e product placement, a cultura sneakerhead teve um aumento no número de adeptos, e, a partir da conectividade se popularizou. Observa-se, também, a sua coexistência com diferentes culturas e oportunidades de crescimento para o mercado.
This study abords the importance of understanding the culture for the processo of communication and marketing in order to understand how the market behave and can affect products that make sense to this culture. The focus of this research is the “sneakerhead” culture, the urban fashion culture (sneakers). As a problem we get the following question: in which way the sneakerhead culture amplifies the possibilites of the market? The objectives are: To show the beggining and the raising of sneakerhead culture; To characterize the sneakerhead consumer and to describe his behavior; To understand the implications of sneakerhead culture for the market; To understand and design the market behind the sneakerhead culture; and reflect about the growing possibilites of this market. The study caracterize as qualitative and explorative, opting for three tecniques of data collecting, that are: bibliographic research, documentar research and in-depth interviews. To analise the collected data, the tecnique was used the tecnique of categorial content analysis. Overal, we can see that from celebrities, myths created over the products and product placement, the sneakerhead culture had an increasing number of followers, and got popular starting from the connectivity. We noted that also it coexistence different cultures and oportunites of growing for the Market.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26590
Aparece en las colecciones:TCC Publicidade e Propaganda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2021_2_LUCAS_WERLE_NEIS_TCC.pdfTexto completo1,8 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.