Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26575
Tipo: Monografia
Título: Product placement em séries: a moda como protagonista em Sex and the City
Autor(es): Bastos, Marina Schleder Menin
Orientador: Puhl, Paula
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: SÉRIES
MODA
CONSUMO
SEX AND THE CITY
PRODUCT PLACEMENT
SERIES
FASHION
CONSUMPTION
Resumo: Esta pesquisa tem o propósito de compreender como o uso de Product Placement em séries de moda influencia no consumo de suas telespectadoras. Para isso, por intermédio da pesquisa bibliográfica e documental buscou-se explicar o conceito e usos da estratégia de marketing, product placement, a partir das visões de Viana (2016), Celia (2019) e Galiotto et al (2019); abordar outras técnicas de Marketing e apresentar exemplos de product placement; destacar o papel social da moda na construção da identidade e consumo, a partir dos conceitos de Santos e Tomita (2020), Assis (2011), Caraciola (2015) e Godart (2010). Também foi destacada a importância para o mercado da moda em estar presente nas séries como Sex and The City e para verificar a influência das marcas apresentadas na série e a relação com as consumidoras, foi utilizada a técnica do questionário, aplicado no período de 08 de maio a 16 de maio de 2021, com a participação de 22 respondentes, exclusivamente mulheres fãs da série. A análise das respostas obtidas foi feita a partir da análise de conteúdo, com apoio das categorias: consumo de marcas moda; percepção de marcas de moda. Após a análise, foi possível compreender que a inclusão de marcas em séries de moda, através do uso de product placement, não somente agrega na narrativa e construção das personagens, como também influencia as telespectadoras a consumirem produtos de moda.
This research aims to understand how the use of Product Placement in fashion series influences the consumption of its viewers. Therefore, through bibliographic and documentary research, it sought to explain the concept and uses of the marketing strategy, product placement, from the views of Viana (2016), Celia (2019) and Galiotto et al (2019); to address other Marketing techniques and to present examples of product placement; to highlight the social role of fashion in the construction of identity and consumption, based on the concepts of Santos and Tomita (2020), Assis (2011), Caraciola (2015) and Godart (2010). The importance for the fashion market to be present in series such as Sex and The City was also highlighted and to verify the influence of the brands presented in the series and the relationship with its consumers, the questionnaire technique was used, applied in the period of May 8th to May 16th, 2021, with the participation of 22 respondents, exclusively female fans of the series. The analysis of the responses obtained was based on content analysis, with support of the categories: consumption of fashion brands; perception of fashion brands. After the analysis, it was possible to understand that the inclusion of brands in fashion series, through the use of product placement, not only adds to the narrative and construction of characters, but also influences viewers to consume fashion products.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26575
Aparece nas Coleções:TCC Publicidade e Propaganda

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_1_MARINA_SCHLEDER_MENIN_BASTOS_TCC.pdfTexto completo2,23 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.