Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26548
Tipo: Monografia
Título: O erotismo como discurso e estratégia de comunicação e marketing
Autor(es): Pereira, Andressa da Costa
Orientador: Falavigna, Francielle Benett
Data de Publicação: 2024
Palavras-chave: EROTISMO
SEXUALIDADE
COMUNICAÇÃO
MARKETING
EROTICISM
SEXUALITY
COMMUNICATION
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo conhecer as razões e/ou motivos que levaram o erotismo a sair da esfera do tabu e tornar-se uma estratégia de comunicação e de marketing relevante e entender como ocorreu a mudança no comportamento do consumidor em relação a tal temática. Para isso, empregamos como metodologia, a pesquisa bibliográfica e documental, tendo como base obras de autores relacionados com o tema, como por exemplo Georges Bataille e Philip Kotler. E, com o intuito de trazer um viés contemporâneo para nosso estudo, adotamos técnicas de coleta qualitativa, através de entrevistas em profundidade com especialistas da psicologia, da comunicação e do mercado de negócios. A partir da análise dos conhecimentos levantados ao longo desta monografia, concluímos que as transformações sociais, ocasionadas pelas mudanças no pensamento coletivo, permitiram que a temática fosse debatida socialmente com mais naturalidade, tornando o tema uma boa oportunidade de negócio. Enquanto, a ampliação do acesso á informação possibilitou que as minorias – especialmente, as mulheres – se tornassem protagonistas das narrativas, mudando completamente o cenário do mercado e refletindo diretamente no comportamento de consumo em torno da temática.
The presente research aims to understand the reasons and/or motives that led eroticism to leave the taboo sphere and become a relevant communication and marketing strategy and to understand how the change in consumer behavior occurred in relation to this topic. To do this, we used bibliographical and documentar research as a methodology, based on works by authors related to the topic, such as Georges Bataille and Philip Kotler. And, in order to bring a contemporary vision to our study, we adopted qualitative collection techniques, through in-depth interviews with experts in psychology, communication and the business market. From the analysis of the knowledge gathered throught this monograph, we concluded that social transformations, caused by changes in collective thinking, allowed the topic to be socially debated more naturally, making the topic a good business opportunity. Meanwhile, increase acces to information enabled minorities – especially women – to become protagonists of the narratives, completely changing the market scenario and directly reflecting on consumer behavior around the topic.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26548
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