Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26547
Type: Monografia
Title: Funk Generation: a influência de Anitta na globalização da cultura das favelas cariocas
Author(s): Fagundes, Brendha Barcelos
Advisor: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Issue Date: 2024
Keywords: ANITTA
PRODUTO CULTURAL DE EXPORTAÇÃO
FUNK BRASILEIRO
FAVELAS CARIOCAS
SEMIÓTICA DA CULTURA
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
FUNK GENERATION
PRODUCTO CULTURAL DE EXPORTACIÓN
FUNK BRASILEÑO
FAVELAS CARIOCAS
SEMIÓTICA DE LA CULTURA
ESTRATEGIAS DE COMUNICACIÓN
Abstract: Este estudo tem como objetivos evidenciar as estratégias comunicacionais de Anitta para a promoção do funk como produto cultural de exportação brasileiro; analisar os símbolos e signos culturais incorporados no álbum Funk Generation de Anitta que retratam a favela carioca; compreender como a visibilidade do álbum auxiliou na construção da uma imagem positiva – ou não – da cultura nacional marginalizada. Estruturamos o texto em seis capítulos. As seções teóricas discutem e apresentam: a história das favelas cariocas e esses espaços como cultivadores de identidade, pertencimento e geradores de talentos e culturas autênticas; o funk brasileiro em seus diferentes momentos e tentativas de estigmatização e criminalização, bem como o ritmo como instrumento de promoção da voz de indivíduos periféricos; a trajetória de Anitta e sua ligação com o funk e com as favelas, assim como seu papel na promoção e aceitação da cultura marginalizada advinda desses espaços. Para atender aos nossos objetivos, utilizamos uma metodologia que uniu o referencial teórico, a historiografia de Anitta e princípios da Semiótica da Cultura (Cordeiro, Araujo e Campos, 2018; Ramos, 2006) em uma análise das referências semiológicas empregadas pela artista em suas estratégias comunicacionais para a promoção do álbum Funk Generation, utilizando três momentos: o pré-lançamento, o lançamento e o pós lançamento da discografia. Concluímos que ao empregar símbolos e signos de suas influências locais em suas estratégias de comunicação, Anitta promove uma estética global inovadora, capitalizando o funk e a cultura das favelas cariocas, destacando sua autenticidade e importância para a identidade diversa e autêntica da cultura brasileira no cenário internacional.
Este estudio tiene como objetivos evidenciar las estrategias comunicacionales de Anitta para la promoción del funk como producto cultural de exportación brasileño; analizar los símbolos y signos culturales incorporados en el álbum Funk Generation de Anitta que retratan la favela carioca; comprender cómo la visibilidad del álbum ayudó en la construcción de una imagen positiva – o no – de la cultura nacional marginada. Estructuramos el texto en seis capítulos. Las secciones teóricas discuten y presentan: la historia de las favelas cariocas y estos espacios como cultivadores de identidad, pertenencia y generadores de talentos y culturas auténticas; el funk brasileño en sus diferentes momentos e intentos de estigmatización y criminalización, así como el ritmo como instrumento de promoción de la voz de individuos periféricos; la trayectoria de Anitta y su conexión con el funk y con las favelas, así como su papel en la promoción y aceptación de la cultura marginada proveniente de estos espacios. Para atender a nuestros objetivos, utilizamos una metodología que unió el referencial teórico, la historiografía de Anitta y principios de la Semiótica de la Cultura (Cordeiro, Araujo e Campos, 2018; Ramos, 2006) en un análisis de las referencias semiológicas empleadas por la artista en sus estrategias comunicacionales para la promoción del álbum Funk Generation, utilizando tres momentos: el pre-lanzamiento, el lanzamiento y el post-lanzamiento de la discografía. Concluimos que al emplear símbolos y signos de sus influencias locales en sus estrategias de comunicación, Anitta promueve una estética global innovadora, capitalizando el funk y la cultura de las favelas cariocas, destacando su autenticidad e importancia para la identidad diversa y auténtica de la cultura brasileña en el escenario internacional.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26547
Appears in Collections:TCC Relações Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_1_BRENDHA_BARCELOS_FAGUNDES_TCC.pdfTexto completo3,99 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.