Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26523
Tipo: Monografia
Título: Posicionamento da rede Magazine Luiza no instagram frente à crise do coronavírus
Autor(es): Antonini, Gabriela Pinto
Orientador: Azevedo, Susana Gib
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: POSICIONAMENTO DE MARCA
COMUNICAÇÃO DIGITAL
RELAÇÕES PÚBLICAS
CORONAVÍRUS COMO CRISE
MARKETING DE CONTEÚDO
BRAND POSITIONING
DIGITAL COMMUNICATION
PUBLIC RELATIONS
CORONAVIRUS AS RETAIL MARKET CRISIS
CONTENT MARKETING
Resumo: O estudo tem como objetivo analisar a comunicação digital da Rede Magazine Luiza no Instagram, verificando o seu posicionamento frente ao coronavírus (Covid-19) e identificando as estratégias adotadas. A construção do referencial teórico do estudo envolveu conceitos resgatados de comunicação, o valor das estratégias e dos relacionamentos eficazes, abordando a compreensão sobre o que é uma crise, a construção de identidade e imagem de uma marca atrelada a sua reputação bem como conceitos sobre a atividade do profissional de relações públicas, o contexto do coronavírus e pandemia no Brasil e no mundo, enfatizando os impactos principalmente no mercado de varejo. Também foi explorado o posicionamento de marca e a relevância da comunicação digital nas organizações e, dentro desse universo, foram contemplados conceitos sobre mídia social e redes sociais, com enfoque no Instagram, compreendendo o marketing de conteúdo como estratégia. O método de pesquisa foi o qualitativo e as técnicas de coleta adotadas foram pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. A técnica utilizada para a interpretação dos resultados foi a análise de conteúdo das postagens do Instagram no período de três meses, de 18 de março a 18 de junho de 2020. Foi possível concluir que a comunicação nunca teve um papel tão relevante quando no contexto atual, pois, independentemente do tamanho da empresa ou organização, o que faz a diferença para o enfrentamento de uma crise é a preocupação com os seus relacionamentos, o que influencia diretamente na dedicação dos seus colaboradores e na fidelização dos clientes. Além disso, o Magazine Luiza adotou cuidadosamente a estratégia de marketing de conteúdo como aliada em todos os seus conteúdos das postagens, porque priorizou, no seu posicionamento digital, a identidade e a imagem que gostaria de transmitir, em detrimento do foco nas vendas.
The study aims to understand Rede Magazine Luiza's digital communication on Instagram in order to verify its position against the coronavirus (Covid-19) in the period from March to June 2020. The purpose of the study was to identify the adopted digital communication strategies that reflected in a consolidated brand positioning. The construction of the theoretical framework of the study involved recovered concepts of communication, the value of effective strategies and relationships, addressing the understanding of what a crisis is, the construction of a brand's identity and image linked to its reputation, as well as concepts about the activity of the public relations professional, the context of the coronavirus and pandemic in Brazil and in the world, contemplating the impacts mainly on the retail market. The brand positioning and the relevance of digital communication in organizations were also explored. Within this universe, concepts on social media and social networks were contemplated with a focus on Instagram and we understand content marketing as a strategy. The research method was qualitative and the collection techniques adopted were bibliographical research and documentary research. The technique used to interpret the results was the content analysis of Instagram posts over a three-month period, from March 18th to June 18th. It was possible to conclude that communication has never played such a relevant role when in this current context, because, regardless of the size of the company or organization, what makes the difference in facing a crisis is the concern with their relationships that directly influences the dedication of the employees and customer loyalty. In addition, Magazine Luiza carefully adopted the content marketing strategy as an ally in all of its post content, as it has always valued in its digital positioning the identity and image it would like to convey rather than the focus being on sales.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26523
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