Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26519
Type: Monografia
Title: Os Senhores Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas apresentam as estratégias de influência digital do canal do Youtube “Caldeirão furado” no relacionamento com o Fandom de Harry Potter
Author(s): Silva, Rafael Pedrozo
Advisor: Silva, Diego Wander da
Issue Date: 2021
Keywords: COMUNICAÇÃO DIGITAL
INFLUÊNCIA
FANDOM
YOUTUBE
HARRY POTTER
DIGITAL COMMUNICATION
INFLUENCE
Abstract: Este trabalho tem como objeto de estudo as estratégias de influência digital adotadas pelo canal de YouTube “Caldeirão Furado” no relacionamento com o fandom de Harry Potter. São nossos problemas de pesquisa: como podemos perceber a influência no contexto da comunicação digital? Como os fandoms se constituem nas mídias sociais? Quais as estratégias de influência digital que o canal de YouTube “Caldeirão Furado” adota no relacionamento com o fandom de Harry Potter? As inquietações nos conduzem aos objetivos: 1) Refletir sobre influência digital e o papel dos fandoms nas mídias sociais, sob a perspectiva da comunicação digital; 2) Discutir acerca das dinâmicas de influência digital no YouTube e dos canais do fandom de Harry Potter nessa ambiência; e, 3) Analisar as estratégias de influência digital do canal do YouTube “Caldeirão Furado” no relacionamento com o fandom de Harry Potter. A pesquisa se caracteriza como exploratória e recorremos às técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, na perspectiva de Gil (2017). Do ponto de vista empírico, analisamos conteúdos audiovisuais e recursos do canal do YouTube “Caldeirão Furado”, a partir da Análise de Conteúdo (AC), proposta por Bardin (2011). Os resultados do estudo envolvem um mapa composto por cinco categorias, que revelam estratégias de influência digital, e quinze subcategorias, que agregam detalhamentos. Podemos perceber, dentre outros aspectos, a argumentação de autoridade, as interações com o fandom via comentários do YouTube e também por outras mídias sociais e a divulgação de parcerias para venda de objetos colecionáveis, viagens e eventos.
This project has as object of study the influence strategies adopted by the YouTube channel “Caldeirão Furado” in the relationship with the Harry Potter fandom. Research problems are: how can we perceive influence in the context of digital communication? How are fandoms constituted in social media? What are the influence strategies that the YouTube channel “Caldeirão Furado” adopts in its relationship with the Harry Potter fandom? The concerns lead us to the objectives: 1) Reflect on digital influence and the role of fandoms in social media, from the perspective of digital communication; 2) Discuss the dynamics of digital influence on YouTube and Harry Potter fandom channels in this environment; 3) Analyze the digital influence strategies of the YouTube channel “Caldeirão Furado” in its relationship with Harry Potter fandom. The research is characterized as exploratory. We use the techniques of bibliographic and documentary research, in the perspective of Gil (2017). From an empirical point of view, we analyzed audiovisual content and resources of the YouTube channel “Caldeirão Furado”, based on Content Analysis (AC), proposed by Bardin (2011). The result of the study involves a map composed of five categories, which reveal the influence strategies, and fifteen subcategories, which add details. We can see, among other aspects, the authoritative arguments, the interaction with fandom via YouTube comments and also through other social media, and the dissemination of partnerships for the sale of collectibles, trips and events.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26519
Appears in Collections:TCC Relações Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_1_RAFAEL_PEDROZO_SILVA_TCC.pdfTexto completo12,84 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.