Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26510
Title: As práticas de relações públicas como estratégia de comunicação para o combate à violência doméstica contra a mulher: fundo Fale Sem Medo Avon
Author(s): Pereira, Igor Almeida
Advisor: Azevedo, Susana Gib
Issue Date: 2021
Keywords: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER
LEI MARIA DA PENHA
POLÍTICAS PÚBLICAS
PANDEMIA
FUNDO FALE SEM MEDO
PRÁTICAS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
DOMESTIC VIOLENCE AGAINST WOMEN
MARIA DA PENHA LAW
PUBLIC POLICIES
PANDEMIC
SPEAK WITHOUT FEAR FUND
PUBLIC RELATIONS PRACTICES
Abstract: Este estudo tem como objetivo compreender as práticas de relações públicas como estratégia de comunicação para o combate à violência doméstica contra a mulher. Apresenta uma revisão teórica do conceito de violência e sua complexidade como um fenômeno social. Elenca os principais tipos de violência definindo particularidades de tais violências. Discorre sobre a problemática da violência doméstica contra a mulher definindo conceitos e os aspectos que configuram essa forma de violência. Enfatiza a lei Maria da Penha como precursora de uma mudança social em sequência, demonstra os desafios e os efeitos causados pela pandemia do coronavírus neste cenário. Apresenta as principais políticas públicas vigentes para o combate e prevenção à violência doméstica contra a mulher no Brasil e suas implicações. Explica o que é o Fundo Fale Sem Medo – AVON e o seu trabalho em beneficio e assistência às mulheres. Ademais, desenvolve concepções teóricas inerentes ao profissional de relações públicas e as atividades-chave desta ocupação. Apresenta a pesquisa de campo, bem como a metodologia do tipo exploratória, fundamentada no método qualitativo onde são usadas as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica, entrevistas individuais e análise de conteúdo das falas dos entrevistados. Esta pesquisa foi aplicada a quatro profissionais de diferentes áreas do conhecimento, ou seja, das ciências sociais, ciências jurídicas e ciências sociais aplicadas, por meio de um roteiro semiestruturado e executada por videoconferência, exceto apenas uma entrevista, que aconteceu de modo presencial. Dentre as contribuições dos respondentes, destaca-se o fenômeno da violência doméstica contra a mulher como uma construção social que existe a partir das relações entre homens e mulheres e do convívio em sociedade, enraizada num modelo de sociedade patriarcal, machista e misógina. Além disso, realça os impactos negativos causados pela pandemia do coronavírus e o crescente indicativo de violência cometida dentro do lar em função período de maior isolamento social. Por fim, apresenta a conclusão do estudo e os caminhos sobre o que as práticas de relações públicas podem oferecer as organizações, como por exemplo, o planejamento estratégico, pesquisas, mapeamento de públicos, diagnósticos e prognóstico da comunicação, assessoramento etc.
This study aims to understand public relations practices as a communication strategy to combat domestic violence against women. It presents a theoretical review of the concept of violence and its complexity as a social phenomenon. It lists the main types of violence, defining particularities of such violence. It discusses the issue of domestic violence against women, defining concepts and aspects that configure this form of violence. It emphasizes the Maria da Penha law as a precursor of social change, then demonstrates the challenges and effects caused by the coronavirus pandemic in this scenario. It presents the main public policies in effect for combating and preventing domestic violence against women in Brazil and their implications. It explains what the Fale Sem Medo Fund is and its work to benefit and assist women. Furthermore, it develops theoretical conceptions inherent to the public relations professional and the key activities of this occupation. It presents the field research, as well as the exploratory methodology, based on the qualitative method where documental and bibliographic research techniques, individual interviews, and content analysis of the interviewees' statements are used. This research was applied to four professionals from different areas of knowledge, that is, from the social sciences, legal sciences, and applied social sciences, through a semi-structured script and performed by videoconference, except that only one interview took place in person. Among the respondents' contributions ratified by the theoretical framework, the phenomenon of domestic violence against women stands out as a social construction that exists based on the relationships between men and women and on social interaction, rooted in a patriarchal, sexist, and misogynist model of society. In addition, it highlights the negative impacts caused by the coronavirus pandemic and the growing indications of violence committed within the home due to a period of greater social isolation. Finally, it presents the study's conclusion and the ways in which public relations practices can offer organizations, such as strategic planning, surveys, mapping of audiences, diagnostics and prognosis of organizational communication, assistance, etc.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26510
Appears in Collections:TCC Relações Públicas

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