Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/26496
Type: Monografia
Title: Ações promocionais no contexto da comunicação digital : relações públicas, atuação estratégica e consumo consciente
Author(s): Lima, Ana Laura Kinzel
Advisor: Sandini, Silvana Maria
Issue Date: 2020
Keywords: RELAÇÕES PÚBLICAS
MARKETING DIGITAL
AÇÕES PROMOCIONAIS DIGITAIS
PAPEL ESTRATÉGICO DO RELAÇÕES-PÚBLICAS
CONSUMO CONSCIENTE
PUBLIC RELATIONS
DIGITAL MARKETING
DIGITAL ADS
PUBLIC RELATIONS’ STRATEGIC ROLE
CONSCIOUS CONSUMPTION
Abstract: A digitalização da comunicação ocorreu de maneira acelerada, tornando-se uma prática comum na contemporaneidade. A internet revolucionou não apenas a vida das pessoas, os negócios e a política, como também influenciou a área das relações públicas, que, como profissão, tem como instrumento fundamental a comunicação. A função de compreender os desejos, dores e necessidades dos mais diversos públicos tornou-se ainda mais crucial (DREYER, 2017). Dessa forma, quando se relaciona a atuação dos profissionais de relações públicas às atividades ligadas às ações promocionais digitais, é fundamental que os possíveis impactos nos públicos sejam considerados, para que se consiga nutrir de uma maneira saudável, com estímulo ao consumo consciente e ainda sim rentável, o relacionamento entre a organização e eles. Assim, esta monografia tem como objetivo de estudo, também, a aproximação da área das relações públicas ao âmbito promocional digital. Constituem os objetivos específicos desta pesquisa: a) verificar a efetividade do investimento por parte das empresas nas ações promocionais de comunicação digital; b) evidenciar o papel estratégico do profissional de relações públicas em ações promocionais; e c) investigar, com base em percepções de profissionais, se o mercado de comunicação está pronto para fazer uso das ações promocionais a fim de atingir os objetivos financeiros das empresas com responsabilidade, no sentido de estimular o consumo consciente. A realização deste estudo de caráter exploratório está atrelada à utilização das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, bem como entrevista em profundidade com quatro profissionais de relações públicas. Considerando os resultados obtidos, compreende-se que é imprescindível considerar a subjetividade dos processos envolvidos nas ações promocionais digitais para poder formular uma opinião sobre a efetividade dos investimentos nelas. Entende-se, também, que o papel estratégico do profissional de relações públicas está amplamente conectado ao relacionamento com os públicos e o mercado depende de outras instâncias para transformar essa mudança de paradigma em realidade.
The digitisation of communications happened in a fast way, becoming an usual practice in today’s society. The internet has revolutionized not only people’s lives, business and politics, but has also influenced in the public relations’ field, which, as an occupation, has communications as its greatest tools. The role of understanding the desires, pains and needs of the most diverse audiences has become even more crucial (DREYER, 2017). Therefore, when the performance of public relations professionals is related to activities conected to digital promotional actions, it’s essential that the impacts on these publics are considered, so that it’s possible to develop a healty and yet profitable relationship between them and the business. This paper’s main goal is to study the conection between public relations’ activities and digital promotional actions. The aims in this paper are to: a) establish the effectiveness of companies’ investment in promotional actions in digital communications; b) evidence the strategic role of the public relations professional in promotional actions; e c) study, based on professionals’ opinions, whether the communications sector is prepared to use promotional actions in order to achieve responsibly companies’ financial goals, as in encouraging conscious consumption. This exploratory study is conected to use of bibliographical, documental and in-depth interviews with four public relations professionals. As for the results, what can be understood is that it’s crucial to contemplate the subjectiveness of the process involved in digital promotional actions to be able to form na opinion about the effectiveness of the investment in them. It’s recognized as well that the strategic role of the public relations professional is highly conected to the relationship with the public and the sector depends on other occurrences to turn this paradigma shift in reality.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26496
Appears in Collections:TCC Relações Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_1_ANA_LAURA_KINZEL_LIMA_TCC.pdfTexto completo2,37 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.