Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26491
Tipo: Monografia
Título: Transformações dos eventos no Brasil durante a pandemia de Covid-19
Autor(es): Neubarth, Júlia Simões
Orientador: Silva, Diego Wander da
Data de Publicação: 2020
Palavras-chave: RELAÇÕES PÚBLICAS
EVENTOS
COVID-19
TRANSFORMAÇÕES
PUBLIC RELATIONS
EVENTS
TRANSFORMATIONS
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo as transformações do setor de eventos durante a pandemia de Covid-19, no Brasil, em 2020. São nossos problemas de pesquisa: Quais os impactos da pandemia para a atividade de Relações Públicas e para a comunicação? Como podemos perceber os eventos e as dinâmicas desencadeadas nesse tema ao longo da pandemia de Covid-19? Quais são algumas das transformações nos/dos eventos no Brasil durante a pandemia? As inquietações nos conduzem aos objetivos: 1) discutir os impactos da pandemia, especialmente no contexto da atividade de Relações Públicas e da comunicação; 2) refletir sobre eventos e dinâmicas relacionadas à pandemia de Covid-19; e, 3) compreender transformações nos/dos eventos no Brasil durante a pandemia. A pesquisa se caracteriza como exploratória e recorremos às técnicas da pesquisa bibliográfica e documental, na perspectiva de Gil (2019). Do ponto de vista empírico, analisamos documentos e conteúdos audiovisuais provenientes de entidades setoriais, movimentos do setor de eventos e imprensa especializada em comunicação. Isso foi feito a partir da Análise de Conteúdo (AC), proposta por Bardin (2011). O resultado do estudo envolve um mapa composto por cinco categorias, que revelam as transformações, e dezessete subcategorias, que agregam detalhamentos. Podemos perceber a “revitalização” de antigos formatos de eventos; a estruturação e a busca por visibilidade deste expressivo setor da economia brasileira, e várias tentativas de reinvenção para mitigar os impactos da crise.
This project has as object of study the transformations of the events sector during the Covid-19 pandemic, in Brazil, 2020. Research problems are: What are the impacts of the pandemic on Public Relations and communication? How can we realize the events and unleashed dynamics on this theme during the Covid-19 pandemic? What are some of the transformations in/out events in Brazil during the pandemic? The concerns lead us to the objectives: 1) to discuss the impacts of the pandemic, especially in the context of Public Relations and communication activities; 2) reflect on events and dynamics related to the Covid-19 pandemic; and, 3) understand transformations in/out events in Brazil during the pandemic. The research is characterized as exploratory. We use the techniques of bibliographic and documentary research, in the perspective of Gil (2019). From an empirical point of view, we analyze documents and audiovisual content from sectoral entities, movements in the events sector and the press specializing in communication. This was done from the Content Analysis (AC), proposed by Bardin (2011). The result of the study involves a map composed of five categories, which reveal the transformations, and seventeen subcategories, which add details. We can see the “revitalization” of old event formats; the structuring and search for visibility of this expressive sector on Brazilian economy, and several attempts at reinvention to mitigate the impacts of the crisis.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26491
Aparece nas Coleções:TCC Relações Públicas

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_2_JULIA_SIMOES_NEUBARTH_TCC.pdfTexto completo3,94 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.