Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26427
Tipo: Monografia
Título: Guardiãs da ancestralidade: literatura brasileira contemporânea na voz das mulheres negras
Autor(es): Baptista, Nádia Prestes
Orientador: Barberena, Ricardo Araújo
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: AUTORIA NEGRA
METODOLOGIA AFRODESCENDENTE
TERRITÓRIOS NEGROS URBANOS
NARRATIVAS INVISIBILIZADAS
CORPO-TERRITÓRIO
LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
BLACK AUTHORSHIP
AFRO-DESCENDANT METHODOLOGY
URBAN BLACK TERRITORIES
INVISIBLE NARRATIVES
BODY-TERRITORY
CONTEMPORARY BRAZILIAN LITERATURE
Resumo: O presente trabalho está dividido em duas partes: teórica e criativa. A primeira, em forma de ensaio, traz a cultura como um importante pilar para a educação e como ela pode fortalecer o trabalho de escritoras e pesquisadoras negras que atuam como sujeitos artísticos e políticos. Para tanto, são expostos conceitos que abordam o combate ao racismo antinegro, tendo como aporte teórico-metodológico da Metodologia Afrodescendente de Pesquisa, de autoria do pesquisador Cunha Junior (2008). Neste estudo, optou-se por explorar as texturas dos símbolos afro-brasileiros, em busca das dimensões políticas-estéticas relacionadas à metodologia afrodescendente, com base nos pensamentos de intelectuais e escritoras negras atuantes no meio acadêmico e autoras da Literatura Brasileira Contemporânea. A intenção, aqui, é instigar a reflexão sobre esta temática a fim de criar mecanismos de uma crítica literária que dê conta de analisar textos de autores negros – especificamente mulheres negras escritoras –, por meio da abordagem de questões e expressões do contemporâneo através de pequenos mergulhos teóricos. A parte criativa é um processo de procura de pertencimento étnico-racial que tem como característica a expressão de um corpo-território em relacionamento cultural. Nessa busca, a escrita das mulheres negras e a escrevivência aparecem como um método científico que auxilia nos processos de busca identitária, do que pode vir a ser o corpo-território. Apresento, neste ensaio, o início de uma pesquisa com possibilidade de muitos começos para a criação de textos literários que nascem das vozes de muitas pessoas, matéria-prima deste estudo, em um lugar de ressignificação. Do encantamento pela ancestralidade e pela religiosidade, trago a força de Esu, o dinamizador das encruzilhadas do conhecimento, em uma afirmação de possibilidades e abertura de caminhos para a valorização das epistemes existentes, das afrografias orais e escritas, narrativas e poéticas, desse corpo-território. A partir do mapa de georreferenciamento literário, desenvolvo este trabalho criativo com histórias audiovisuais e suas intersemioses com os territórios negros urbanos de hoje e de ontem.
This work is divided into two parts: a theoretical and a creative part. In the theoretical part, in the form of an essay, I bring to debate a culture as an important pillar for education and, at the same time, how it can strengthen the perception and importance of black writers and researchers who work as artistic and political-legal professionals. For this, I engage with concepts that address the fight against anti-black racism and resort to the theoretical-methodological contribution of the Afro-descendant Research Methodology, authored by researcher Cunha Junior. I choose to analyze the textures in search of the political-aesthetic dimensions that this choice may have, through the voice of black intellectuals and writers, more specifically in the academic space and in modern Brazilian literature. The intention is to create a provocation to create mechanisms for literary criticism that can handle the analysis of texts by black authors, especially black women writers, with other ways of approaching contemporary issues and expressions, through small theoretical dives. The creative part is a process of searching for ethnic-racial belonging that has as its characteristic, an expression of a cup-territory in a cultural relationship of belonging. In this search, the writing of black women and writing appears as a scientific method that helps me in the processes of identity search, of what the body-territory may be. I present here, the beginning of this research, with the possibility of several beginnings, for the creation of literary texts that are born from listening to the voices of many people, the raw material of this work, in a place of resignification. Through the enchantment coming from ancestry and religiosity, I bring the strength of Esu, the dynamizer of the crossroads of knowledge, in an affirmation of possibilities and opening paths in the search for the valorization of the existing epistemes, in the oral and written, narrative and poetic aphrographs, of this body. territory. From the literary georeferencing map, I develop this creative work with audiovisual stories and their inter semiosis with the urban black territories of yesterday and today.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26427
Aparece nas Coleções:TCC Escrita Criativa

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_2_NADIA_PRESTES_BAPTISTA_TCC.pdfTexto completo3,26 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.