Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26427
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarberena, Ricardo Araújo-
dc.contributor.authorBaptista, Nádia Prestes-
dc.date.accessioned2024-07-31T17:04:36Z-
dc.date.available2024-07-31T17:04:36Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26427-
dc.description.abstractO presente trabalho está dividido em duas partes: teórica e criativa. A primeira, em forma de ensaio, traz a cultura como um importante pilar para a educação e como ela pode fortalecer o trabalho de escritoras e pesquisadoras negras que atuam como sujeitos artísticos e políticos. Para tanto, são expostos conceitos que abordam o combate ao racismo antinegro, tendo como aporte teórico-metodológico da Metodologia Afrodescendente de Pesquisa, de autoria do pesquisador Cunha Junior (2008). Neste estudo, optou-se por explorar as texturas dos símbolos afro-brasileiros, em busca das dimensões políticas-estéticas relacionadas à metodologia afrodescendente, com base nos pensamentos de intelectuais e escritoras negras atuantes no meio acadêmico e autoras da Literatura Brasileira Contemporânea. A intenção, aqui, é instigar a reflexão sobre esta temática a fim de criar mecanismos de uma crítica literária que dê conta de analisar textos de autores negros – especificamente mulheres negras escritoras –, por meio da abordagem de questões e expressões do contemporâneo através de pequenos mergulhos teóricos. A parte criativa é um processo de procura de pertencimento étnico-racial que tem como característica a expressão de um corpo-território em relacionamento cultural. Nessa busca, a escrita das mulheres negras e a escrevivência aparecem como um método científico que auxilia nos processos de busca identitária, do que pode vir a ser o corpo-território. Apresento, neste ensaio, o início de uma pesquisa com possibilidade de muitos começos para a criação de textos literários que nascem das vozes de muitas pessoas, matéria-prima deste estudo, em um lugar de ressignificação. Do encantamento pela ancestralidade e pela religiosidade, trago a força de Esu, o dinamizador das encruzilhadas do conhecimento, em uma afirmação de possibilidades e abertura de caminhos para a valorização das epistemes existentes, das afrografias orais e escritas, narrativas e poéticas, desse corpo-território. A partir do mapa de georreferenciamento literário, desenvolvo este trabalho criativo com histórias audiovisuais e suas intersemioses com os territórios negros urbanos de hoje e de ontem.pt_BR
dc.description.abstractThis work is divided into two parts: a theoretical and a creative part. In the theoretical part, in the form of an essay, I bring to debate a culture as an important pillar for education and, at the same time, how it can strengthen the perception and importance of black writers and researchers who work as artistic and political-legal professionals. For this, I engage with concepts that address the fight against anti-black racism and resort to the theoretical-methodological contribution of the Afro-descendant Research Methodology, authored by researcher Cunha Junior. I choose to analyze the textures in search of the political-aesthetic dimensions that this choice may have, through the voice of black intellectuals and writers, more specifically in the academic space and in modern Brazilian literature. The intention is to create a provocation to create mechanisms for literary criticism that can handle the analysis of texts by black authors, especially black women writers, with other ways of approaching contemporary issues and expressions, through small theoretical dives. The creative part is a process of searching for ethnic-racial belonging that has as its characteristic, an expression of a cup-territory in a cultural relationship of belonging. In this search, the writing of black women and writing appears as a scientific method that helps me in the processes of identity search, of what the body-territory may be. I present here, the beginning of this research, with the possibility of several beginnings, for the creation of literary texts that are born from listening to the voices of many people, the raw material of this work, in a place of resignification. Through the enchantment coming from ancestry and religiosity, I bring the strength of Esu, the dynamizer of the crossroads of knowledge, in an affirmation of possibilities and opening paths in the search for the valorization of the existing epistemes, in the oral and written, narrative and poetic aphrographs, of this body. territory. From the literary georeferencing map, I develop this creative work with audiovisual stories and their inter semiosis with the urban black territories of yesterday and today.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAUTORIA NEGRApt_BR
dc.subjectMETODOLOGIA AFRODESCENDENTEpt_BR
dc.subjectTERRITÓRIOS NEGROS URBANOSpt_BR
dc.subjectNARRATIVAS INVISIBILIZADASpt_BR
dc.subjectCORPO-TERRITÓRIOpt_BR
dc.subjectLITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEApt_BR
dc.subjectBLACK AUTHORSHIPen_US
dc.subjectAFRO-DESCENDANT METHODOLOGYen_US
dc.subjectURBAN BLACK TERRITORIESen_US
dc.subjectINVISIBLE NARRATIVESen_US
dc.subjectBODY-TERRITORYen_US
dc.subjectCONTEMPORARY BRAZILIAN LITERATUREen_US
dc.titleGuardiãs da ancestralidade: literatura brasileira contemporânea na voz das mulheres negraspt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Humanidades-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2021/2-
dc.degree.graduationEscrita Criativa-
Aparece en las colecciones:TCC Escrita Criativa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2021_2_NADIA_PRESTES_BAPTISTA_TCC.pdfTexto completo3,26 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.