Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26382
Tipo: Monografia
Título: Realeza na mídia: o jornalismo de entretenimento e a invasão de privacidade de pessoas públicas
Autor(es): Saraiva, Maria Thereza Oro
Orientador: Cassol, Ivone Maria
Fecha de Publicación: 2019
Palabras clave: JORNALISMO DE ENTRETENIMENTO
SENSACIONALISMO
ÉTICA
PRIVACIDADE
ENTERTAINMENT JOURNALISM
SENSATIONALISM
ETHICS
PRIVACY
Resumen: O objetivo deste estudo é analisar a invasão de privacidade na abordagem por parte da mídia sensacionalista sobre celebridades, como a família real britânica. Para que isso fosse possível, a metodologia aplicada foi a de análise de conteúdo feita a partir de matérias do jornal Folha de São Paulo, comparando os objetos sobre Lady Diana Frances Spencer, Catherine Elizabeth Middleton e Rachel Meghan Markle. Como base para a construção dessa monografia foram utilizados em pesquisa e citados diversos autores ao longo dos capítulos, bem como códigos constitucionais e de ética, definindo conceitos de jornalismo de entretenimento, sensacionalismo, a profissão dos paparazzi, cultura de celebridades, ética e privacidade. A partir do evento da morte da Princesa Diana de Gales, em 1997, que resultou em um grande questionamento sobre a perseguição dos paparazzi às celebridades, o estudo apresenta e compara esse fato com o atual cerco midiático em torno das duquesas de Cambridge e Sussex, Kate Middleton e Meghan Markle, respectivamente. Ao final, se constata que as mudanças observadas na relação entre mídia e celebridades ocorreu muito mais por parte das personalidades, mas não de parte dos meios de comunicação e do público.
This research seeks to analyse the invasion of privacy from the approach of the sensationalistic media about celebrities, like the British royal family. To make it possible, the methodology applied was the content analysis made from subjects of the Folha de São Paulo journal, comparing the objects about Lady Diana Frances Spencer, Catherine Elizabeth Middleton and Rachel Meghan Markle. As a basis for the construction of this monography several authors were used in research and mentioned through the chapters, as well as constitutional codes and ethics codes, defining concepts about entertainment journalism, sensationalism, parazzi, celebrity culture, ethics and privacy. From the event of Princess Diana of Wales’ death, resulting in a major inquiring about the harassment from paparazzi to celebrities, this study presents and compares that fact with the present media siege surrounding the duchesses of Cambridge and Sussex, Kate Middleton and Meghan Markle, respectively. By the end of it, it’s noted that the changes in the relationship between the press and celebrities occurred much more from the personalities, but not from the media and the public.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26382
Aparece en las colecciones:TCC Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2019_2_MARIA_THEREZA_ORO_SARAIVA.TCCpdf.pdfTexto completo5,11 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.