Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26363
Tipo: Monografia
Título: Caso Sidão: jornalismo, entretenimento e limites éticos
Autor(es): Cardoso, Luiz Eduardo Machado
Orientador: Souza, Fabio Canatta de
Data de Publicação: 2019
Palavras-chave: JORNALISMO
ENTRETENIMENTO
INFOTENIMENTO
TV GLOBO
CÓDIGO DE ÉTICA
PRINCÍPIOS EDITORIAIS
JOURNALISM
ENTERTAINMENT
INFOTAINMENT
ETHICAL CODES
EDITORIAL PRINCIPLES
Resumo: O avanço da tecnologia - sobretudo ao longo dos últimos anos - faz com que os jornalistas e veículos tenham que se adaptar às mudanças que ele provoca. Junto desses avanços, fica evidente a popularização das redes sociais e o aumento da participação da audiência no jornalismo. Um dos pontos que mais chama atenção nessa união é a necessidade cada vez maior de que haja entretenimento, na maioria das vezes regida pela vontade do público. Este trabalho aborda características do jornalismo online, do entretenimento e da mescla desses dois elementos. Diante dessa situação, é necessário que os jornalistas e as empresas de comunicação estejam atentos aos limites desta junção e aos códigos de ética e/ou princípios editoriais que orientam a profissão. Esta monografia foi realizada através de um estudo de caso, utilizando o modelo de caso único. O trabalho buscou apontar contradições entre o comportamento da equipe de esportes e da direção da TV Globo diante do “caso Sidão” com os Códigos de Ética dos Jornalistas Brasileiros, publicados pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), e com os Princípios Editoriais do Grupo Globo. O caso foi fruto da participação massiva da audiência em enquete realizada pela emissora na internet. A pesquisa mostrou que o constrangimento gerado para o atleta e para a repórter poderiam ser evitados se os documentos mencionados - e abordados durante o trabalho - fossem respeitados à risca.
Technology’s advances - especially during the last years - gives journalists and vehicles the obligation of adapting to the changes they provoke. Along with those advances, the popularity of social media and the increase of audience participation on journalism is evident. One of the main points of attention in this union is the increasing need for entertainment, most of the times dictated by the public’s wish. This paper explores the characteristics of online journalism, entertainment and the mix between those two elements. Facing this situation, it is necessary that journalists and communication companies are aware to the limits of this union and the ethical codes and/or editorial principles that guide the profession. This paper was created through a case study, utilizing the unique case model. The paper seeked to find contradictions between the TV Globo’s sports team and direction in front of the “Sidão case” with the Brazilian Journalists Ethical Code, published by the National Journalist Federation (FENAJ), and with the Editorial Principles of Grupo Globo. The case was a result of the massive audience participation on a poll conducted by the broadcaster online. The research has shown that the embarrassment generated for the athlete and for the reporter could have been avoided if the mentioned documents - analyzed on the paper - were rightfully respected.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26363
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