Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26359
Tipo: Monografia
Título: Do alpha ao ômega do centauro: uma análise da origem à crise do cancioneiro gaúcho enquanto produto cultural
Autor(es): Suman, Thiago Gutierres
Orientador: Hohlfeldt, Antônio Carlos
Fecha de Publicación: 2020
Palabras clave: JORNALISMO CULTURAL
ESTÉTICA
FRIO
CULTURA
MILONGA
NATIVISMO
CULTURAL JOURNALISM
AESTHETICS
COLD
CULTURE
NATIVISM
Resumen: Este trabalho tem como objetivo analisar e decodificar os símbolos da proposta estético-cultural elaborada pelo compositor Vitor Ramil em seu ensaio a Estética do frio (2004), onde reflete acerca da necessidade do estabelecimento de um gênero cancional agregador que esteja essencialmente integrado ao perfil antropológico do gaúcho, e que tal forma representaria também toda a música sul-rio-grandense Brasil afora, sendo a milonga esse gênero apontado. Com argumentação geográfica, histórica, sociológica e especialmente climática, Ramil desenvolve seu estudo até desaguar nesse estilo musical específico como constituição de uma peça artística caraterística do sujeito sulino do pampa em geral. Para contextualizar os aspectos quantitativos e qualitativos da abrangência do gênero musical milonga na construção do cancioneiro musical do Rio Grande do Sul, toma-se aqui como pano de fundo a Califórnia da Canção Nativa, festival considerado patrimônio imaterial do estado e tido como primeiro concurso musical do sul dedicado ao nativismo. Ela é um movimento sólido que, ao longo dos últimos cinquenta anos, se fez berço dos principais artistas e das composições de maiores repercussões do sul, fortalecendo de maneira direta e essencial o regionalismo gaúcho. Neste trabalho, a Califórnia da Canção Nativa terá sua história desdobrada entre seus principais episódios, além de registrar quais foram as obras vencedoras e quais composições alcançaram status comercial de sucesso. Desse escopo, destaca-se quanto há de representação do estilo musical milonga, para, desse modo, produzir a aferição da proposta estilística feita por Ramil. Como referencial de interpretação acerca da proposta de Vitor Ramil, em sua Estética do frio, especialistas na cultura regional gaúcha, como Vinicius Brum, Juarez Fonseca, Ayrton dos Anjos e Guilherme Suman, contribuirão por meio de entrevistas documentadas a este trabalho, além do auxílio de consagrados autores de relevantes teorias e conceitos necessários para essa abordagem, como Eric Hobsbawm (2014), Euclides da Cunha (2002) e Pierre Bourdieu (1992), dentre outros. As referências de jornalismo pautam-se na obra de Luiz Beltrão (1992), Daniel Piza (2008) e Edgar Morin (1973). Com a soma da análise e de entrevistas, compreendemos o impasse da identidade da cultura regional em sua proposta de ser representada por uma estética sintetizada em um único ritmo musical e, ainda que se percebam os valores antropológicos e psicossociais que justifiquem a escolha pela milonga feito por Ramil, comercialmente, analisaremos aqui porque o gênero não se sustenta como carro-chefe capaz de lançar o nativismo gaúcho como produto cultural amplamente comercial.
This work aims to analyze and decode the symbols of the aesthetic-cultural proposal developed by the composer Vitor Ramil in his essay Aesthetics of the cold (2004), where he reflects on the need to establish an aggregating song genre that is essentially integrated with the anthropological profile of the gaucho, and that such a form would also represent all the music of Rio Grande do Sul throughout Brazil, milonga being the genre mentioned. With geographic, historical, sociological and especially climatic arguments, Ramil develops his study as it flows into this specific musical style as the constitution of an artistic piece characteristic of the southern subject of the pampa in general. To contextualize the quantitative and qualitative aspects of the scope of the milonga musical genre in the construction of the Rio Grande do Sul musical songbook, the California of Canção Nativa is taken as a backdrop, a festival considered intangible heritage of the state and considered as the first musical contest from the south dedicated to nativism. It is a solid movement that, over the last fifty years, has become the birthplace of the main artists and compositions with greater repercussions in the south, directly and essentially strengthening Gaucho regionalism. In this work, California da Canção Nativa will have its story unfolded among its main episodes, in addition to recording which were the winning works and which compositions achieved successful commercial status. Of this scope, it stands out how much there is representation of the milonga musical style, in order to produce the assessment of the stylistic proposal made by Ramil. As a reference for interpretation of Vitor Ramil's proposal, in his Aesthetics of the cold, specialists in the regional culture of Rio Grande do Sul, such as Vinicius Brum, Juarez Fonseca, Ayrton dos Anjos and Guilherme Suman, will contribute through documented interviews to this work, in addition to the assistance of renowned authors of relevant theories and concepts necessary for this approach, such as Eric Hobsbawm (2014), Euclides da Cunha (2002) and Pierre Bourdieu (1992), among others. Journalism references are based on the work of Luiz Beltrão (1992), Daniel Piza (2008) and Edgar Morin (1973). With the sum of the analysis and interviews, we understand the impasse of the identity of the regional culture in its proposal to be represented by an aesthetics synthesized in a single musical rhythm and, even if we perceive the anthropological and psychosocial values that justify the choice for the milonga made by Ramil, commercially, we will analyze here why the genre does not stand as a flagship capable of launching gaucho nativism as a widely commercial cultural product.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26359
Aparece en las colecciones:TCC Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2020_1_THIAGO_GUTIERRES_SUMAN_TCC.pdfTexto completo906,31 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.