Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26354
Tipo: Article
Título: Interferências da pandemia da Covid-19 na aprendizagem de crianças em processo de alfabetização
Autor(es): Silva, Rhaíssa Gomes da
Orientador: Ebert, Síntia Lúcia Faé
Data de Publicação: 2023
Palavras-chave: PANDEMIA
ALFABETIZAÇÃO
TECNOLOGIAS
PANDEMIC
LITERACY
TECNOLOGIES
Resumo: Este artigo, trabalho de conclusão de curso de Graduação em Pedagogia, tem como tema principal as interferências da pandemia de Covid-19 nas aprendizagens de crianças em processo de alfabetização. Para tanto, o objetivo do estudo foi investigar fatores que interferiram no processo de alfabetização de crianças que passaram pelo período da pandemia. Para buscar informações e conhecimentos acerca do tema foi realizada pesquisa em referenciais teóricos relacionados à educação, entre eles, Soares (2022), Nóvoa (2009) e Cortella (2014). Também foi realizada uma pesquisa de questionário aplicada a quatro professoras alfabetizadoras que vivenciaram a pandemia no exercício da profissão e que, atualmente, lecionam para crianças que nos anos de 2020 e 2021 (foco da pandemia) estavam em turmas de alfabetização, ou seja, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Este estudo mostrou que a principal interferência em relação às aprendizagens foi a falta de acesso à internet e a dificuldade com o letramento digital.
This article, the graduation thesis in Pedagogy, has as its main theme the impacts of the Covid-19 pandemic on the learning processes of children in the early stages of literacy. Therefore, the study aimed to investigate factors that influenced the literacy process of children who went through the pandemic period. To gather information and knowledge on the topic, a research was conducted on theoretical references related to education, including works by Soares (2022), Nóvoa (2009), and Cortella (2014). A questionnaire survey was also carried out with four literacy teachers who experienced the pandemic in their professional practice and currently teach children who were in literacy classes during the years 2020 and 2021 (the focus of the pandemic), specifically in the 1st and 2nd grades of Elementary School. This study revealed that the main interference with learning was the lack of internet access and difficulties with digital literacy.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26354
Aparece nas Coleções:TCC Pedagogia

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_2_RHAISSA_GOMES_DA_SILVA_TCC.pdfTexto completo265,62 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.