Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26351
Tipo: Monografia
Título: Jornalismo documental em podcast: análise das características do caso Evandro, a quarta temporada do projeto humanos
Autor(es): Lorenzetti, Talita Stefani
Orientador: Saccol, Tércio
Fecha de Publicación: 2020
Palabras clave: RADIOJORNALISMO
RÁDIO
JORNALISMO DOCUMENTAL
PROJETO HUMANOS
CASO EVANDRO
STORYTELLING
RADIODOCUMENTÁRIO
RADIOJOURNALISM
PODCAST
DOCUMENTARY JOURNALISM
HUMAN PROJECT
EVANDRO CASE
RADIO DOCUMENTARY
Resumen: Esta monografia tem como objetivo analisar quais as características presentes no Caso Evandro e se este pode ser considerado um radiodocumentário. O objeto de estudo desta pesquisa foi a quarta temporada do Projeto Humanos, um podcast documental sobre o desaparecimento e assassinato de Evandro Ramos Caetano, de apenas seis anos de idade, ocorrido em 6 de abril 1992, em Guaratuba, no litoral do Paraná. Para a compreensão das características presentes na narrativa, a autora explica o processo de ascensão dos podcasts, os formatos mais produzidos e consumidos, quais as convergências e divergências do radiojornalismo e podcast, o desaparecimento dos documentários radiofônicos para enfim, chegarmos na análise específica dos elementos do enredo. O enfoque deste trabalho é entender de que forma a trama é construída, quais os elementos narrativos são utilizados, como a edição é feita e como podemos definir o formato deste produto. Para isso, é feita uma análise de cinco episódios do Caso Evandro a partir de alguns aspectos como fontes, apuração, edição, uso de trilhas de sonoras e espaços de opinião. O referencial teórico deste trabalho inclui, entre outras, as obras de Ferraretto (2000) e Barbosa Filho (2003), que abordam aspectos teóricos do radiojornalismo, formatos e gêneros, Adifa (2019), Palacios e Terenzzo (2016), Cunha e Mantello (2014) e Xavier (2015), que propõem um debate sobre as ferramentas do storytelling, Lopes (2015), para tratar sobre o fenômeno dos podcasts, e José (2003), que levanta questões sobre os elementos fundamentais na construção do radiodocumentário. A autora concluiu que o Caso Evandro é um documentário radiofônico e que, embora a “contação de histórias” não seja de fato feita pelo host do podcast, a narrativa apresenta elementos de storytelling capazes de instigar e envolver a audiência a continuar consumindo.
Esta monografia tem como objetivo analisar quais as características presentes no Caso Evandro e se este pode ser considerado um radiodocumentário. O objeto de estudo desta pesquisa foi a quarta temporada do Projeto Humanos, um podcast documental sobre o desaparecimento e assassinato de Evandro Ramos Caetano, de apenas seis anos de idade, ocorrido em 6 de abril 1992, em Guaratuba, no litoral do Paraná. Para a compreensão das características presentes na narrativa, a autora explica o processo de ascensão dos podcasts, os formatos mais produzidos e consumidos, quais as convergências e divergências do radiojornalismo e podcast, o desaparecimento dos documentários radiofônicos para enfim, chegarmos na análise específica dos elementos do enredo. O enfoque deste trabalho é entender de que forma a trama é construída, quais os elementos narrativos são utilizados, como a edição é feita e como podemos definir o formato deste produto. Para isso, é feita uma análise de cinco episódios do Caso Evandro a partir de alguns aspectos como fontes, apuração, edição, uso de trilhas de sonoras e espaços de opinião. O referencial teórico deste trabalho inclui, entre outras, as obras de Ferraretto (2000) e Barbosa Filho (2003), que abordam aspectos teóricos do radiojornalismo, formatos e gêneros, Adifa (2019), Palacios e Terenzzo (2016), Cunha e Mantello (2014) e Xavier (2015), que propõem um debate sobre as ferramentas do storytelling, Lopes (2015), para tratar sobre o fenômeno dos podcasts, e José (2003), que levanta questões sobre os elementos fundamentais na construção do radiodocumentário. A autora concluiu que o Caso Evandro é um documentário radiofônico e que, embora a “contação de histórias” não seja de fato feita pelo host do podcast, a narrativa apresenta elementos de storytelling capazes de instigar e envolver a audiência a continuar consumindo.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26351
Aparece en las colecciones:TCC Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2020_1_TALITA_STEFANI_LORENZETTI_TCC.pdfTexto completo1,16 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.