DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Saccol, Tércio | - |
dc.contributor.author | Lorenzetti, Talita Stefani | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-19T12:55:09Z | - |
dc.date.available | 2024-07-19T12:55:09Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10923/26351 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia tem como objetivo analisar quais as características presentes no Caso Evandro e se este pode ser considerado um radiodocumentário. O objeto de estudo desta pesquisa foi a quarta temporada do Projeto Humanos, um podcast documental sobre o desaparecimento e assassinato de Evandro Ramos Caetano, de apenas seis anos de idade, ocorrido em 6 de abril 1992, em Guaratuba, no litoral do Paraná. Para a compreensão das características presentes na narrativa, a autora explica o processo de ascensão dos podcasts, os formatos mais produzidos e consumidos, quais as convergências e divergências do radiojornalismo e podcast, o desaparecimento dos documentários radiofônicos para enfim, chegarmos na análise específica dos elementos do enredo. O enfoque deste trabalho é entender de que forma a trama é construída, quais os elementos narrativos são utilizados, como a edição é feita e como podemos definir o formato deste produto. Para isso, é feita uma análise de cinco episódios do Caso Evandro a partir de alguns aspectos como fontes, apuração, edição, uso de trilhas de sonoras e espaços de opinião. O referencial teórico deste trabalho inclui, entre outras, as obras de Ferraretto (2000) e Barbosa Filho (2003), que abordam aspectos teóricos do radiojornalismo, formatos e gêneros, Adifa (2019), Palacios e Terenzzo (2016), Cunha e Mantello (2014) e Xavier (2015), que propõem um debate sobre as ferramentas do storytelling, Lopes (2015), para tratar sobre o fenômeno dos podcasts, e José (2003), que levanta questões sobre os elementos fundamentais na construção do radiodocumentário. A autora concluiu que o Caso Evandro é um documentário radiofônico e que, embora a “contação de histórias” não seja de fato feita pelo host do podcast, a narrativa apresenta elementos de storytelling capazes de instigar e envolver a audiência a continuar consumindo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia tem como objetivo analisar quais as características presentes no Caso Evandro e se este pode ser considerado um radiodocumentário. O objeto de estudo desta pesquisa foi a quarta temporada do Projeto Humanos, um podcast documental sobre o desaparecimento e assassinato de Evandro Ramos Caetano, de apenas seis anos de idade, ocorrido em 6 de abril 1992, em Guaratuba, no litoral do Paraná. Para a compreensão das características presentes na narrativa, a autora explica o processo de ascensão dos podcasts, os formatos mais produzidos e consumidos, quais as convergências e divergências do radiojornalismo e podcast, o desaparecimento dos documentários radiofônicos para enfim, chegarmos na análise específica dos elementos do enredo. O enfoque deste trabalho é entender de que forma a trama é construída, quais os elementos narrativos são utilizados, como a edição é feita e como podemos definir o formato deste produto. Para isso, é feita uma análise de cinco episódios do Caso Evandro a partir de alguns aspectos como fontes, apuração, edição, uso de trilhas de sonoras e espaços de opinião. O referencial teórico deste trabalho inclui, entre outras, as obras de Ferraretto (2000) e Barbosa Filho (2003), que abordam aspectos teóricos do radiojornalismo, formatos e gêneros, Adifa (2019), Palacios e Terenzzo (2016), Cunha e Mantello (2014) e Xavier (2015), que propõem um debate sobre as ferramentas do storytelling, Lopes (2015), para tratar sobre o fenômeno dos podcasts, e José (2003), que levanta questões sobre os elementos fundamentais na construção do radiodocumentário. A autora concluiu que o Caso Evandro é um documentário radiofônico e que, embora a “contação de histórias” não seja de fato feita pelo host do podcast, a narrativa apresenta elementos de storytelling capazes de instigar e envolver a audiência a continuar consumindo. | en_US |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | RADIOJORNALISMO | pt_BR |
dc.subject | RÁDIO | pt_BR |
dc.subject | JORNALISMO DOCUMENTAL | pt_BR |
dc.subject | PROJETO HUMANOS | pt_BR |
dc.subject | CASO EVANDRO | pt_BR |
dc.subject | STORYTELLING | pt_BR |
dc.subject | RADIODOCUMENTÁRIO | pt_BR |
dc.subject | RADIOJOURNALISM | en_US |
dc.subject | PODCAST | en_US |
dc.subject | DOCUMENTARY JOURNALISM | en_US |
dc.subject | HUMAN PROJECT | en_US |
dc.subject | EVANDRO CASE | en_US |
dc.subject | RADIO DOCUMENTARY | en_US |
dc.title | Jornalismo documental em podcast: análise das características do caso Evandro, a quarta temporada do projeto humanos | pt_BR |
dc.type | Monografia | - |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | - |
dc.degree.department | Escola de Comunicação, Artes e Design | - |
dc.degree.local | Porto Alegre | - |
dc.degree.level | Graduação | - |
dc.degree.date | 2020/1 | - |
dc.degree.graduation | Jornalismo | - |
Appears in Collections: | TCC Jornalismo
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