Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26346
Tipo: Monografia
Título: Realidade virtual e informação: uma análise da sensibilização das mulheres sobre a questão do aborto no vídeo Across the line
Autor(es): Silva, Nathália Noroefé Porto da
Orientador: Puhl, Paula
Fecha de Publicación: 2020
Palabras clave: COMUNICAÇÃO
REALIDADE VIRTUAL
IMERSÃO
SENSIBILIZAÇÃO
ABORTO
COMMUNICATION
VIRTUAL REALITY
IMMERSION
AWARENESS
ABORTION
Resumen: O presente estudo tem como finalidade compreender como o uso da realidade virtual pode influenciar a sensibilização das pessoas sobre assuntos polêmicos, mais precisamente sobre a questão do aborto, a partir do documentário Across the line, produzido pelo Emblematic Group, em 2016. As temáticas abordadas neste estudo correspondem ao desenvolvimento da realidade virtual e da comunicação digital, a partir de Pase, Vargas e Rocha (2019), a sensibilização do público, por meio de Puhl, Mallmann e Lima (2018), e a legislação do aborto nos Estados Unidos e no Brasil, além da sua representação cultural na sociedade, através de autores como Re (2009) e Filippo (2015). Para atingir seus objetivos, o estudo utiliza as técnicas de pesquisas bibliográfica e documental, bem como a análise de conteúdo. Também foi aplicado um questionário em grupos do Facebook e no WhatsApp, com a participação de 23 mulheres, em que as respondentes assistiram ao vídeo Across the line e responderam às questões de acordo com seus sentimentos e suas opiniões sobre o assunto. Os dados obtidos a partir do questionário foram divididos em três categorias: imersão proporcionada pela realidade virtual, relevância do uso da realidade virtual na questão do aborto e sensibilização do público. A análise mostrou que a realidade virtual proporciona uma maior sensibilização no público, por meio da imersão e de técnicas que colocam o usuário como protagonista. Além disso, evidenciou que esta tecnologia é capaz de gerar empatia e de ser um instrumento promissor para futuras produções relacionadas ao jornalismo. Por outro lado, percebe-se que ainda é algo distante do consumo dos brasileiros, sendo a falta de tradução dos conteúdos para a Língua Portuguesa uma possível causa disso, bem como aponta para a maior necessidade do jornalista de conhecer seu público.
This study aims to understand how the use of virtual reality can influence people’s awareness of controversial issues, more precisely on the issue of abortion, from the documentary Across the line, produced by the Emblematic Group, in 2016. The themes of this study correspond to the development of virtual reality and digital communication, from Pase, Vargas and Rocha (2019), public awareness, through Puhl, Malmann and Lima (2018), and abortion legislation in the United States and Brazil, in addition to its cultural representation in society, through authors such as Re (2009) and Filippo (2015). To achieve its objectives, the study uses the techniques of bibliograpich and documentary research, as well as content analysis. A questionnaire was also applied to groups on Facebook and WhatsApp, with the participation of 23 women, in wich the respondents watched the video Across the line and answered the questions according to their feelings and opinions on the subject. The data obtained from the questionnaire were divided into three categories: immersion provided by virtual reality, relevance of the use of virtual reality in the issue of abortion and public awareness. The analysis showed that virtual reality provides greater public awareness, through immersion and techniques that put the user as the protagonist. In addition, it showed that this technology is capable of generating empathy and being a promising instrument for future journalism-related productions. On the other hand, it is perceived that it is still something far from the consumption of brazilians, being the lack of translation of the contents into the Portuguese language a possible cause for this, as well as points to the greater need of the journalist to know his audience.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26346
Aparece en las colecciones:TCC Jornalismo

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