Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26344
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMorosini, Marília Costa-
dc.contributor.authorSilva, Giuliana Lima-
dc.date.accessioned2024-07-18T19:11:09Z-
dc.date.available2024-07-18T19:11:09Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26344-
dc.description.abstractA alfabetização e letramento são práticas fundamentais no processo de escolarização de um indivíduo e depende não só dos conhecimentos técnicos do (a) professor (a), mas também de interações afetivas que constrói com os (as) alunos (as). É essencial, então, que se conheçam as práticas de professores (as) alfabetizadores (as) e de que forma elas estão em consonância com estes conceitos. Assim, o presente trabalho objetivou compreender os relatos sobre usos de competências socioemocionais por professoras do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do município de Porto Alegre em suas práticas de alfabetização e letramento. Para isso, foi realizada entrevista semiestruturada com as professoras, realizada online, devido à pandemia do COVID-19. Realizou-se análise de conteúdo a partir dos relatos, em que se produziram quatro categorias analíticas: leitura do mundo; reconhecimento e lida das emoções; empatia e cuidado com o (a) aluno (a) e estresse e saúde mental docente. Entendeu-se, assim, que as professoras alfabetizam seus (suas) alunos (as) para que sejam capazes de compreender o seu contexto. Para fazê-lo, utilizam-se de todas as competências socioemocionais definidas pela literatura: autoconsciência, autodomínio, automotivação, empatia e talento nas relações. No entanto, destaca-se que, ainda assim, essas professoras sofrem diversas cobranças no seu trabalho, especialmente devido ao processo de alfabetização e letramento. Compreendeu-se, então, que é preciso voltar o olhar a esses (as) educadores (as) e sua saúde mental, porque, pensando neles (as), pensa-se, também, na qualidade das aulas e de sua relação com os (as) alunos (as).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectALFABETIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectLETRAMENTOpt_BR
dc.subjectCOMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAISpt_BR
dc.subjectLEITURA DO MUNDOpt_BR
dc.titleCompetências socioemocionais e alfabetização e letramento: relatos de professoras alfabetizadoras de uma escola da rede pública do município de Porto Alegrept_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Humanidades-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2021/2-
dc.degree.graduationPedagogia-
Aparece en las colecciones:TCC Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2021_2_GIULIANA_LIMA_SILVA_TCC.pdfTexto completo851,72 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.