Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26343
Tipo: Monografia
Título: Impactos de um ambiente multilíngue na aquisição da língua materna no ciclo de alfabetização
Autor(es): Cunda, Lídia Stroschoen da
Orientador: Morosini, Marília Costa
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: ALFABETIZAÇÃO MULTILÍNGUE
MULTILINGUISMO NA ALFABETIZAÇÃO
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
MULTILINGUAL LITERACY
MULTILINGUALISM IN LITERACY
LANGUAGE ACQUISITION
INTERNATIONALIZATION OF BASIC EDUCATION
Resumo: Com objetivo de compreender os impactos de um ambiente multilíngue na aquisição da língua materna no ciclo de alfabetização, o presente trabalho discute esses impactos na da visão de professores inseridos em contexto de sala de aula multilíngue. Para atender a este objetivo realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, analisando respostas de 9 professores inseridos em contexto de ciclo de alfabetização multilíngue. Utilizou-se questionário online como meio principal de coleta de dados, além de informações disponibilizadas pela instituição e referenciais teóricos baseados nas teorias de, principalmente, Chomsky, Piaget, Olson e Kern; que tratam da temática de aquisição da linguagem e contextos multilíngues. Após análise de dados de pesquisa, observa-se que a alfabetização neste contexto ocorre com transferências e conexões entre as línguas faladas pelo aluno, gerando grande potencial de aprendizado; o aluno de uma sala multilíngue apropria-se de regras e estruturas, as usando conforme a necessidade em cada língua adquirida. Esta pesquisa mostrou que o professor, como intermediador, deve sempre considerar e representar tanto a língua materna quanto a adicional, mostrando a importância de ambas para o aprendizado. Também apresenta possibilidades de realização de estudos voltados a ambientes multilíngues e a necessidade de compreender os impactos na escrita, contribuindo com a formação de cidadãos com características globais.
Aiming to understand the impacts of a multilingual environment on the mother tongue acquisition in the literacy cycle, this paper discusses these impacts in the view of teachers inserted in a multilingual classroom context. In order to meet this goal, a qualitative exploratory research was carried out. Analyzing responses of 9 teachers inserted in the context of multilingual literacy cycles. An online questionnaire was used as the main means of data collection, in addition to information provided by the institution and theoretical references based on the theories of, mainly, Chomsky, Piaget, Olson and Kern; that deal with the theme of language acquisition and multilingual contexts. After analyzing research data, it is observed that literacy in this context occurs with transfers and connections between the languages spoken by the student, generating great learning potential; the student of a multilingual room appropriates rules and structures, using them as needed in each language acquired. This research showed that the teacher, as an intermediary, should always consider and represent both the mother tongue and the additional language, showing the importance of both for learning. It also presents possibilities for conducting studies aimed at multilingual environments and the need to understand the impacts on the writing, contributing to the training of citizens with global characteristics.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26343
Aparece nas Coleções:TCC Pedagogia

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_2_LIDIA_STROSCHOEN_DA_CUNDA_TCC.pdfTexto completo1,53 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.