Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26343
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMorosini, Marília Costa-
dc.contributor.authorCunda, Lídia Stroschoen da-
dc.date.accessioned2024-07-18T18:39:52Z-
dc.date.available2024-07-18T18:39:52Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/26343-
dc.description.abstractCom objetivo de compreender os impactos de um ambiente multilíngue na aquisição da língua materna no ciclo de alfabetização, o presente trabalho discute esses impactos na da visão de professores inseridos em contexto de sala de aula multilíngue. Para atender a este objetivo realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, analisando respostas de 9 professores inseridos em contexto de ciclo de alfabetização multilíngue. Utilizou-se questionário online como meio principal de coleta de dados, além de informações disponibilizadas pela instituição e referenciais teóricos baseados nas teorias de, principalmente, Chomsky, Piaget, Olson e Kern; que tratam da temática de aquisição da linguagem e contextos multilíngues. Após análise de dados de pesquisa, observa-se que a alfabetização neste contexto ocorre com transferências e conexões entre as línguas faladas pelo aluno, gerando grande potencial de aprendizado; o aluno de uma sala multilíngue apropria-se de regras e estruturas, as usando conforme a necessidade em cada língua adquirida. Esta pesquisa mostrou que o professor, como intermediador, deve sempre considerar e representar tanto a língua materna quanto a adicional, mostrando a importância de ambas para o aprendizado. Também apresenta possibilidades de realização de estudos voltados a ambientes multilíngues e a necessidade de compreender os impactos na escrita, contribuindo com a formação de cidadãos com características globais.pt_BR
dc.description.abstractAiming to understand the impacts of a multilingual environment on the mother tongue acquisition in the literacy cycle, this paper discusses these impacts in the view of teachers inserted in a multilingual classroom context. In order to meet this goal, a qualitative exploratory research was carried out. Analyzing responses of 9 teachers inserted in the context of multilingual literacy cycles. An online questionnaire was used as the main means of data collection, in addition to information provided by the institution and theoretical references based on the theories of, mainly, Chomsky, Piaget, Olson and Kern; that deal with the theme of language acquisition and multilingual contexts. After analyzing research data, it is observed that literacy in this context occurs with transfers and connections between the languages spoken by the student, generating great learning potential; the student of a multilingual room appropriates rules and structures, using them as needed in each language acquired. This research showed that the teacher, as an intermediary, should always consider and represent both the mother tongue and the additional language, showing the importance of both for learning. It also presents possibilities for conducting studies aimed at multilingual environments and the need to understand the impacts on the writing, contributing to the training of citizens with global characteristics.en_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectALFABETIZAÇÃO MULTILÍNGUEpt_BR
dc.subjectMULTILINGUISMO NA ALFABETIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectAQUISIÇÃO DA LINGUAGEMpt_BR
dc.subjectINTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.subjectMULTILINGUAL LITERACYen_US
dc.subjectMULTILINGUALISM IN LITERACYen_US
dc.subjectLANGUAGE ACQUISITIONen_US
dc.subjectINTERNATIONALIZATION OF BASIC EDUCATIONen_US
dc.titleImpactos de um ambiente multilíngue na aquisição da língua materna no ciclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeMonografia-
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
dc.degree.departmentEscola de Humanidades-
dc.degree.localPorto Alegre-
dc.degree.levelGraduação-
dc.degree.date2021/2-
dc.degree.graduationPedagogia-
Aparece en las colecciones:TCC Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2021_2_LIDIA_STROSCHOEN_DA_CUNDA_TCC.pdfTexto completo1,53 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.