Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26341
Tipo: Monografia
Título: Imaginação e criatividade: um estudo sobre a influência nos processos de ensino e aprendizagem segundo a perspectiva de profissionais da educação
Autor(es): Régio, Ana Carolina Rodriguez
Orientador: Morosini, Marília Costa
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: IMAGINAÇÃO
CRIATIVIDADE
ENSINO E APRENDIZAGEM
PROFESSORES
CRIANÇAS
IMAGINATION
CREATIVITY
TEACHING AND LEARNING
TEACHERS
CHILDREN
Resumo: Contendo grandes relações uma com a outra, a imaginação e a criatividade estão presentes em todas as faixas etárias, porém é dos 06 aos 07 anos de idade que ambas apresentam maior influência, principalmente relacionadas ao desenvolvimento da função simbólica, dos processos de aprendizagem e dos aspectos cognitivos, afetivos e sociais da criança. O objetivo central do trabalho é reconhecer o papel da imaginação e da criatividade nos processos de ensino e aprendizagem da criança de 06 a 07 anos de idade, segundo a percepção de professores que atuam em turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Através de uma metodologia qualitativa foi realizado uma pesquisa de campo com cinco professoras do ensino privado, a fim de identificar em que momento a imaginação e criatividade estão mais presentes na vida escolar das crianças. A partir disso foi observado como as professoras conceituam a imaginação e a criatividade e como as encontram em sala de aula, destacando quais os fatores que auxiliam e dificultam seu desenvolvimento no ambiente escolar. Com base na análise de dados, concluiu-se que imaginação e criatividade andam lado a lado, é importante que se esteja sempre na busca de desenvolver a imaginação das crianças e de colocar em prática sua criatividade. Dessa forma, teremos crianças com senso criativo e imaginativo, mais seguras nas tomadas de decisões com vontade de aprender e sempre em busca de conhecimentos novos.
Imagination and creativity have a substantial interaction in all groups of age, however, it is between the6th to 7th year of age that we can notice the major influence, mainly related to the development of the symbolic function, learning processes and cognitive, affective, and social aspects of children. The main objective of this study is to recognize the role of imagination and creativity in the teaching and learning processes of children aged between 6 to 7 years old, according to the perception of teachers who work in 1st and 2nd year classes of elementary school. Through a qualitative methodology, the field research was carried out with five private school teachers, in order to identify when imagination and creativity are more present in children’s school life. It was observed how the teachers conceptualize imagination and creativity and how they find them in the classroom, highlighting which factors helps and hider its development in the school environment. Based on data analysis, there was concluded that the imagination and creativity go hand in hand and is very important to develop children’s imagination and always put their creativity into practice. In this way, we will have more children with a creative and imaginative sense, more secure in the decision-making process, willing to learn and always looking for new knowledge.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26341
Aparece nas Coleções:TCC Pedagogia

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_2_ANA_CAROLINA_RODRIGUEZ_REGIO_TCC.pdfTexto completo829,82 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.