Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26314
Tipo: Monografia
Título: Fotojornalismo e gênero: uma análise da interpretação dos gêneros masculino e feminino sobre fotografias jornalísticas de reportagens do jornal Nexo sobre as eleições no ano de 2022
Autor(es): Sarturi, Caroline Callai
Orientador: Kieling, Camila
Data de Publicação: 2023
Palavras-chave: FOTOJORNALISMO
POLÍTICA
GÊNERO
ELEIÇÕES
DIVERSIDADE
PHOTOJOURNALISM
POLITICS
GENDER
ELECTIONS
DIVERSITY
Resumo: Este trabalho trata das relações entre fotojornalismo e gênero a partir da análise das respostas do recorte de gêneros masculino e feminino de fotografias retiradas das matérias do jornal Nexo, no contexto das eleições do ano de 2022 no Brasil, no período de 01 de agosto a 01 de novembro. A escolha temporal para a pesquisa de fotografias foi realizada a partir do calendário eleitoral divulgado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com o objetivo de identificar leituras diferentes sobre as relações de gênero no âmbito político, foi utilizada a técnica de questionário online, que apresentou aos entrevistados/as quatro fotografias, cada uma delas com duas perguntas. Foram analisadas, ao todo, 178 respostas, sendo 108 de mulheres e 70 de homens. Após a coleta do material, foi realizada uma análise qualitativa sobre as respostas. O resultado da pesquisa evidenciou diferenças significativas nas respostas de homens e mulheres, demonstrando que as vivências de gênero podem ter impacto sobre as interpretações de fotografias jornalísticas na esfera política.
Este trabalho trata das relações entre fotojornalismo e gênero a partir da análise das respostas do recorte de gêneros masculino e feminino de fotografias retiradas das matérias do jornal Nexo, no contexto das eleições do ano de 2022 no Brasil, no período de 01 de agosto a 01 de novembro. A escolha temporal para a pesquisa de fotografias foi realizada a partir do calendário eleitoral divulgado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com o objetivo de identificar leituras diferentes sobre as relações de gênero no âmbito político, foi utilizada a técnica de questionário online, que apresentou aos entrevistados/as quatro fotografias, cada uma delas com duas perguntas. Foram analisadas, ao todo, 178 respostas, sendo 108 de mulheres e 70 de homens. Após a coleta do material, foi realizada uma análise qualitativa sobre as respostas. O resultado da pesquisa evidenciou diferenças significativas nas respostas de homens e mulheres, demonstrando que as vivências de gênero podem ter impacto sobre as interpretações de fotografias jornalísticas na esfera política.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26314
Aparece nas Coleções:TCC Jornalismo

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_2_CAROLINE_CALLAI_SARTURI_TCC.pdfTexto completo1,37 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.