Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26292
Tipo: Monografia
Título: Spanish as a minority language in the United States: demographic analyses under the light of the sociolinguistic concepts of corpus and status
Autor(es): Pinto, Wiliam Giacomini
Orientador: Evers, Aline
Data de Publicação: 2022
Palavras-chave: ESPANHOL
AMERICANO HISPÂNICO
LÍNGUAS MINORITÁRIAS
CORPUS E STATUS
SPANISH
HISPANIC AMERICAN
MINORITY LANGUAGES
CORPUS AND STATUS
Resumo: O presente trabalho visa analisar dados demográficos referentes à população falante de espanhol dos Estados Unidos desde 1850 de maneira a compreender como essa população atingiu o atual número de 40 milhões, bem como a porcentagem de 61% entre os falantes de línguas que não a inglesa. A pesquisa é pautada nos conceitos sociolinguísticos de corpus — produção da língua, isto é, o número de falantes — e status — o quão reconhecida uma língua é em determinado território —, ambos conceitos sociolinguísticos propostos por Chaudenson (1991) e discutidos por Calvet (2007). Para tanto, são analisados fatores históricos, políticos, culturais e geográficos que influenciaram as relações entre Estados Unidos e México, visando a um maior entendimento do rápido crescimento no número de falantes de espanhol no país através das décadas, especialmente na região sudoeste. Ao fazê-lo, compara-se o espanhol a outras línguas minoritárias nos Estados Unidos em termos numéricos, examina-se as relações socioculturais entre o México e o sudoeste americano e também compara-se a população estrangeira dos Estados Unidos vinda da América Latina com a de outras regiões do globo. Os resultados mostram que fatores como a proximidade dos Estados Unidos com o México e as consequentes conexões históricas e culturais entre as duas nações, que também culminaram em padrões particulares de imigração, são as principais razões pelo atual corpus do espanhol no país e seu destaque demográfico entre os falantes de outras línguas minoritárias.
This study aims to analyze demographic data regarding the Spanish-speaking population of the United States since 1850 in order to understand how this population reached the current number of 40 million, as well as the large percentage of 61% of the speakers of languages other than English. The research is based on the concepts of corpus — production of the language, that is, the number of speakers — and status — how recognized a language is in a given territory —, both sociolinguistic concepts proposed by Chaudenson (1991) and discussed by Calvet (2007). For that, historical, political, cultural, and geographical factors that have influenced the relationship between the United States and Mexico are analyzed, searching for a broader comprehension of the rapid growth in the number of Spanish speakers in the country over the decades, especially in the Southwestern region. In doing so, we compare Spanish to other minority languages in the US in terms of number, examine socio-cultural relations between Mexico and the Southwest, and analyze the foreign-born population from Latin America and other regions of the globe. The results show that factors such as the proximity of the US to Mexico and the resulting historical and cultural connections among these two nations, which also culminates in a particular pattern of immigration, are the main reasons for the current corpus of Spanish in the country and its demographic highlight among the speakers of other minority languages.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26292
Aparece nas Coleções:TCC Letras: Língua Inglesa

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_2_WILIAM_GIACOMINI_PINTO_TCC.pdfTexto completo1,95 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.