Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/26291
Tipo: Monografia
Título: Bilingualism and biliteracy: the importance of phonological awareness activities for K5 students of an international school in Porto Alegre
Autor(es): Freitas, Ana Carolina Vieira
Orientador: Azevedo, Aline Fay de
Data de Publicação: 2022
Palavras-chave: BILINGUISMO
BILITERACIA
INGLÊS
PORTUGUÊS
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
BILINGUALISM
BILITERACY
ENGLISH
PORTUGUESE
PHONOLOGICAL AWARENESS
Resumo: Os estudos sobre biliteracia têm ganhado cada vez mais atenção recentemente, principalmente devido à visibilidade que o bilinguismo infantil e a educação bilíngue têm recebido no mundo e também no Brasil na última década. Estudos relacionados ao bilinguismo e biliteracia realizados sob a ótica da Psicolinguística no Brasil são escassos e mais ainda são os estudos envolvendo a importância da consciência fonológica para a biliteracia. Pensando nisso, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar o processo de biliteracia em turmas do K5 em uma escola internacional de Porto Alegre. Quanto aos objetivos específicos, pretendemos (1) apresentar um panorama sobre o bilinguismo e a educação bilíngue, (2) investigar a importância das atividades de consciência fonológica na biliteracia (português e inglês) e (3) apresentar uma comparação entre a alfabetização em inglês x alfabetização em português em uma escola internacional em Porto Alegre. No que diz respeito à metodologia, o presente trabalho está fundamentado no campo da Psicolinguística do bilinguismo e trata-se de uma revisão bibliográfica de artigos e livros, seguida de um relato pessoal dos processos subjacentes à biliteracia em uma escola internacional de Porto Alegre-RS. Os resultados mostram que o uso de atividades que promovam o desenvolvimento da consciência fonológica dos alunos em inglês e português auxiliam os alunos a aprender as habilidades básicas de leitura e escrita em dois idiomas. No entanto, foi possível perceber que o inglês parece ser o principal objetivo da escola já que os alunos têm muito mais tempo de instrução em inglês do que em português dentro da sala de aula. Para pesquisas futuras, sugerimos um pré e pós-teste para medir o conhecimento dos alunos em relação à consciência fonológica no início e no final do ano letivo.
Studies on biliteracy have gained increasing attention recently, mainly due to the visibility that child bilingualism and bilingual education has received in the world and also in Brazil in the past decade. Studies related to bilingualism and biliteracy conducted from a Psycholinguistics perspective in Brazil are scarce, let alone studies involving the importance of phonological awareness for biliteracy. With that in mind, the main objective of the present paper is to investigate the process of biliteracy in K5 groups in an international school in Porto Alegre. As for the specific objectives, we intend (1) to present an overview of bilingualism and bilingual education, (2) to investigate the importance of phonological awareness activities regarding biliteracy (Portuguese and English), and (3) to present a comparison between literacy in English x literacy in Portuguese at an international school in Porto Alegre. With regards to methodology, the present paper is grounded in the field of Psycholinguistics of bilingualism and it is a bibliographic review of articles and books, followed by a personal account of the processes underlying biliteracy in an International school in Porto Alegre- RS. The results show that the use of activities that foster the development of students’ phonological awareness in both English and Portuguese help students learning the basic skills to read and write in two languages. However, it was possible to notice that English seems to be the main goal of the school since students have much more time of instruction in English than in Portuguese inside the classroom. For future research we suggest a pre and post-test to measure students’ knowledge regarding phonological awareness at the beginning and the end of school year.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26291
Aparece nas Coleções:TCC Letras: Língua Inglesa

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_2_ANA_CAROLINA_VIEIRA_FREITAS_TCC.pdfTexto completo5,26 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.