Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/26282
Tipo: Monografia
Título: Poetry as confession: the characterization of death in selected poems of Ariel (1965)
Autor(es): Amaro, Laura Capoani
Orientador: Souza Junior, Luís Roberto Amabile de
Fecha de Publicación: 2021
Palabras clave: CONFESSIONAL
CONFESSIONALISMO
METÁFORAS
SYLVIA PLATH
ARIEL
CONFESSIONALISM
METAPHORS
Resumen: Ariel (1965) é a primeira publicação literária póstuma da escritora e poetisa americana Sylvia Plath. Desde seu suicídio, em 1963, a maior parte da obra de Plath tem sido interpretada a partir da tentativa de encontrar razões ou justificativas para tal fim. Sua poesia é classificada como uma parte crucial do movimento de Poesia Confessional e, portanto, é altamente pessoal, muitas vezes apropriando-se de situações da vida real em obras poéticas, como sugerido por M.L Rosenthal, que criou o termo. Entretanto, devido à intimidade do confessionalismo e ao seu trágico suicídio, os trabalhos de Plath têm sido julgados como uma mera simplificação da realidade, não raramente ofuscando seu talento poético em transformar elementos autobiográficos em trabalhos literários. Por isso, há uma tendência a examinar a morte na obra de Plath como uma indicação de suas tendências suicidas, demasiadamente associando sua vida ao seu ofício e limitando a noção de morte como pessimista e mórbida, como analisado por Janet Malcolm em The Silent Woman (1994). Como alternativa, este projeto aborda o tema da morte a partir de uma perspectiva literária, com apoio de teóricos literários como Richard Gray, Ana Cecília Carvalho e Sharon Martins Vieira Noguêz. O objetivo deste trabalho é analisar como o tema da morte é caracterizado em poemas selecionados de Ariel - 'Daddy', 'Edge', 'Lady Lazarus', e 'Ariel' - explorando suas imagens e metáforas referentes ao tema, como originalmente apresentadas por Sylvia Plath. A organização dos poemas seguirá quatro categorias de morte – exorcismo, completude, renascimento e despertar – que derivam parcialmente das categorias de Judith Kroll em Chapters of a Mythology (1978). Esta abordagem espera explorar poética e estilisticamente a morte nas obras Plathianas, a fim de evitar focar apenas em elementos autobiográficos em seus escritos, embora estes se entrelaçam naturalmente. A análise mostrou que o tema da morte em poemas selecionados de Ariel abrange muito mais do que conotações suicidas e negativas, expondo um aspecto multifacetado da morte. A morte na obra de Sylvia Plath pôde ser categorizada em expressões de exorcismo, completude, renascimento e despertar nos poemas selecionados que foram explorados, abordando imagens e metáforas valiosas. Portanto, este estudo ofereceu um olhar detalhado sobre a relação de nuances do eu com a morte, sem restrições prescritas, concentrando-se na obra literária e não no suicídio da escritora. Além disso, o estudo espera ter proporcionado uma perspectiva importante sobre a capacidade poética e a expressividade de Sylvia Plath.
Ariel (1965) is the first posthumous literary publication of American writer and poet Sylvia Plath. Ever since her suicide, in 1963, the majority of Plath’s work has been perceived through the attempt of finding reasoning or justification for such ending. Her poetry has been classified as a crucial part of the Confessional Poetry movement and, therefore, is highly personal, often appropriating real life situations into poetical works, as suggested by M. L Rosenthal, who coined the term. However, due to the intimacy of confessionalism and to her tragic suicide, Plath’s writings have been judged as a mere simplification of reality, not infrequently overshadowing her poetic talent to turn autobiographical elements into literary pieces. Thus, there has been a tendency to examine death in Plath’s work as a clue to her suicidal tendencies, over associating her life to her craft and limiting the notion of death as pessimistic and morbid, as Janet Malcolm analyzed in The Silent Woman (1994). As an alternative, this project pursues the theme of death from a literary perspective, with theoretical support from scholars like Richard Gray, Ana Cecília Carvalho e Sharon Martins Vieira Noguêz. The aim of this paper is to analyze how the theme of death is characterized in selected poems of Ariel – ‘Daddy’, ‘Edge’, ‘Lady Lazarus’, and ‘Ariel’– by exploring its images and metaphors referring to the theme, as originally introduced by Sylvia Plath. The organization of the poems will follow four categories of death – exorcism, completion, rebirth, and awakening – that partially stem from Judith Kroll’s categories in Chapters in a Mythology (1978). This approach hopes to poetically and stylistically explore death in Plathian works in order to refrain from solely focusing on autobiographical elements in her writings, although they happen to naturally intertwine. The analysis showed that the theme of death in selected Ariel poems covers much more than suicidal and negative connotations, exposing a multifaceted aspect of death. Death in Sylvia Plath’s work could be categorized into expressions of exorcise, completion, rebirth and awakening in the selected poems that were explored, while dealing with rich imagery and metaphors. Therefore, this study offered a detailed look at the nuanced relationship of the self with death, without prescriptive restrictions, focusing on the literary work rather than on the suicide of the writer. Moreover, it hopes to have provided important insight into the poetic ability and expressiveness of Sylvia Plath.
URI: https://hdl.handle.net/10923/26282
Aparece en las colecciones:TCC Letras: Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2021_2_LAURA_CAPOANI_AMARO_TCC.pdfTexto completo471,93 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.